NOTAS SOBRE ALGUNS DOS LIMITES DO ENSINO DA FILOSOFIA E SUAS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE

Autores

  • Rodrigo Pelloso Gelamo Universidade de Brasília
  • Pedro Bravo de Souza
  • Aline Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i23.4722

Resumo

NOTAS SOBRE ALGUNS DOS LIMITES DO ENSINO DA FILOSOFIA E SUAS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Pelloso Gelamo, Universidade de Brasília

Graduado, especialista e mestre em filosofia, doutor em Bioética, pela Universidade de Brasília.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é o contemporâneo? E outros ensaios.Tradução de Vinícius Nicastro Honesko. Chapecó, SC: Argos, 2009.

ANDRADE, Carlos Drummond de. A rosa do povo.São Paulo: Companhia das Letras, 2009.

ARISTÓTELES. Metafísicavols. II, III, 2ª edição. Tradução do texto grego, sumário e comentários de Giovanni REALE. Tradução portuguesa, Marcelo Perine. São Paulo, Edições Loyola: 2002.

BÁRCENA, F. Pedagogía de La Presencia. Voces para uma educacíon en la filiación del tiempo,Universidad Complutense de Madrid, p. 1-19, 2010.

BENJAMIN, Walter. Experiência e pobreza. In: ______. Documentos de cultura, documentos de barbárie: escritos escolhidos. São Paulo: Cultrix, 1986. p.195-8.

________________. Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação.Tradução de Marcus Vinícius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.

CERLETTI, Alejandro. O ensino de filosofia como problema filosófico. Tradução de Ingrid Müller Xavier. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

________________. El curso filosófico: supuestos y posibilidades. Florianópolis, Revista Linhas, v. 13, n. 01, p. 123 ”“131, jan. / jun. 2012.

DELEUZE, Gilles. Diferença e repetição. Tradução: Luiz Orlandi, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DERRIDA, Jacques. A Farmácia de Platão. Tradução de Rogério da Costa. São Paulo: Illuminuras, 2005.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si.In: ______. O que é um autor?4. ed. São Paulo: Vega, 2000. p. 129-160.

________________. O governo de si e dos outros:curso no Collège de France. Tradução de Eduardo Brandão. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

________________.A Hermenêutica do Sujeito. Salma Tannus Muchail, 3ª ed, São Paulo: Martins Fontes, 2011;

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GELAMO, R. P. O ensino dafilosofia no limiar da contemporaneidade: o que faz o filósofo quando seu ofício é ser professor de filosofia?São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009.

KOHAN, Walter Omar; OLARIETA, Beatriz Fabiana (Org.). A escola pública aposta no pensamento.Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012.

LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. Tradução de Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lucia Maria Silva Kremer. São Paulo: Summus, 1990.

________________. O pensar na educação. Tradução de Ann Mary Figghiera Perpétuo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

________________. A filosofia na sala de aula. Matthew Lipman, Ann Margaret Sharp, Frederick S. Oscanyan; tradução de Ana Luiza Fernandes Marcondes. -São Paulo: Nova Alexandria, 2001.

MAUGÜÉ, Jean. O ensino da filosofia: suas diretrizes.Revista Brasileira de Filosofia, São Paulo. v.5, fasc.4, n.20, p.642-9, 1955.

MOREY, M. Pequeñas doctrinas de la soledad.Madrid: Sexto Piso, 2007.

PASCAL, Blaise. Pensamentos.Tradução de Sérgio Milliet. 2ª ed. São Paulo: Abril Cultural (Os Pensadores), 1979.

PLATON. Cartas. Edición bilingüe y prólogo por Margarita Toranzo. Madrid: Instituto de Estudios Políticos, 1954.

RANCIÈRE, J. Uma Aventura Intelectual, IN: O mestre ignorante: cinco lições sobre emancipação intelectual.Belo Horizonte: Autentica, 2002.

SILVEIRA, Renê J. T. A filosofia vai à escola?: contribuição para a crítica do Programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman. Campinas: Autores Associados, 2001.

Downloads

Como Citar

Pelloso Gelamo, R., Souza, P. B. de, & Oliveira, A. (2015). NOTAS SOBRE ALGUNS DOS LIMITES DO ENSINO DA FILOSOFIA E SUAS CONDIÇÕES DE POSSIBILIDADE. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (23), 487–505. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i23.4722

Edição

Seção

Dossiê: "Filosofia, Política e Educação"