ENSINO DE FILOSOFIA. QUESTÕES DIDÁTICAS NA PRÁTICA DOCENTE DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i23.4668Resumo
.
Downloads
Referências
ALVES, Dalton José. A filosofia no Ensino Médio: ambiguidades e contradições. Campinas: Autores Associados, 2002.
BARBOSA, Claudio Luis de Alvarenga. Didática e filosofia no ensino médio: um diálogo possível. Educação Unisinos. 12(2):133-142, maio/agosto 2008. Disponível em: http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/images/stories/pdfs_educacao/vol12n2/07.pdf. Acesso em 20/08/2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Guia de livros didáticos: PNLD 2012: Filosofia. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2011.
______. Ministério da Educação. IDEB 2012b. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/. Acesso em 10/09/2012.
______. Ministério da Educação. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/leis/lein9394.pdf. Acesso em 28/08/2012.
______. Ministério da Educação/INEP. Censo Escolar de 1998. Brasília: INEP, 1998.
Brasília: INEP, 2011b.
______. Ministério da Educação/INEP. Resumo Técnico. Censo da educação básica 2011. Brasília: INEP, 2012.
CANDAU, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação.São Paulo: Autores Associados, 2003. Maio/Jun/Jul/Ago Nº 23.
CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
CERLETTI, Alejandro. O ensino de Filosofia como problema filosófico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
CONTALDO, Silvia Maria de. A Filosofia no ensino médio: interdisciplinaridade e temas transversais, in GALLO, Silvio (org.) Ensino de Filosofia: teoria e prática. Ijuí: Editora UNIJUI, 2004. p. 51-59.
GHEDIN, Evandro. Ensino de Filosofia no Ensino Médio. São Paulo: Cortez, 2008.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÃSTICA (IBGE). Síntese de indicadores sociais: Uma análise das condições de vida da população brasileira 2010. Estudos ePesquisas”“informação demográfica e socioeconômica, v. 27. Rio de Janeiro: IBGE, 2010.
LEON, Fernando Leite Lopez de; MENEZES-FILHO, Naércio Aquino. Reprovação, avanço e evasão escolar no Brasil. Disponível em: http://www.ppe.ipea.gov.br/index.php/ppe/article/viewFile/138/73. Acesso em 28/08/2012.
MAZAI, Norberto; RIBAS, Maria Alice Coelho. Trajetória do ensino de filosofia no Brasil. Revista Disciplinarum Scientia: Ciências Sociais e Humanas. Santa Maria, v.2, p.1-13, 2001. Disponível em: http://sites.unifra.br/Portals/36/CHUMANAS/2001/trajetoria.pdf. Acesso em 28/08/2012.
ROCHA, Ronai Pires da. Ensino de Filosofia e currículo. Petrópolis: Vozes, 2008.
RODRIGO, Lidia Maria. Aprender Filosofia ou aprenderfilosofar: a propósito da tese kantiana, in GALLO, Silvio (org.) Ensino de Filosofia: teoria e prática. Ijuí: Editora UNIJUI, 2004. p. 91-99.
_____. Filosofia em sala de aula: teoria e prática para o ensino médio. Campinas: Autores Associados, 2009.
ROMANELLI, Otaíza Oliveira. História da Educação no Brasil. Petrópólis: Editora Vozes, 1999.
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO RIO DE JANEIRO. Currículo Mínimo Filosofia. Rio de Janeiro: SEERJ, 2011. Disponível em http://www.rj.gov.br/web/seeduc/principal. Acesso em 10/09/2012.
ZIBAS, Dagmar M.L.; FRANCO, Maria Laura P.B. Diagnóstico quantitativo do ensino médio no Brasil. São Paulo: FCC/DPE, 1997.