A ATUALIDADE DE MONTAIGNE

Autores

  • Márcio Silveira Lemgruber

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i21.4629

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Filosofia da Educação, Montaigne, Ensaios

Resumo

Este artigo tem por objetivo destacar e discutir ideias apresentadas pelo filósofo francês Michel de Montaigne (1533-1592), em seus Ensaios. Apesar dos séculos que nos separam, a obra de Montaigne tem muito a nos dizer em relação a diversos aspectos como a reflexão sobre si mesmo, a diversidade cultural e suas concepções epistemológicas e educacionais, que soam, ainda hoje, avançadas e originais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia ”“Geral e Brasil.Ed. Moderna, 3ª. Ed. Revista e ampliada, 2011.

BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico.Lisboa: Edições 70, 1986.

BAKEWELL, Sarah. Como Viver ou Uma biografia de Montaigne em uma pergunta e vinte tentativas de resposta.Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.

CHATELET, François. Uma história da razão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2004.

CHAUÃ, Marilena de Souza. Vida e Obra.In. MONTAIGNE Col.: Os Pensadores, São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.

DESCARTES, René. Meditações.Col.: Os Pensadores. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.

ECO, Umberto. Da árvore ao labirinto. Rio de Janeiro: Record, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1999.

FREUD, Sigmund. Conferências Introdutórias sobre Psicanálise. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas -vols. XV e XVI, Rio de Janeiro, Imago, s.d.

GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. SP: Ática, 1999. 319 págs. 8ª. edição em 2011.

GLEISER, Marcelo. Criação imperfeita. Rio de Janeiro: Record, 2010.

LEMGRUBER, Márcio e OLIVEIRA, Renato José de. “Argumentação e Educação: da ágora à s nuvens”. In. LEMGRUBER, Márcio e OLIVEIRA, Renato José de. (Orgs.) Teoria da Argumentação e Educação. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011.

MONTAIGNE, Michel. ”“Ensaios. Vol. 1 e 2.Col.: Os Pensadores. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.

PERELMAN, Chaïm e OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação -a nova retórica.São Paulo, ed. Martins Fontes, 1996. Trad. de Maria Ermantina Galvão G. Pereira.

PILETTI, Nelson e PILETTI, Claudino. História da Educação. SP: Ática, 2006.

ROUSSEAU Emilio ou da Educação.Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1968.

Downloads

Como Citar

Lemgruber, M. S. (2014). A ATUALIDADE DE MONTAIGNE. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (21), 72–88. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i21.4629

Edição

Seção

Artigos