A ATUALIDADE DE MONTAIGNE
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i21.4629Palavras-chave:
Educação, Filosofia, Filosofia da Educação, Montaigne, EnsaiosResumo
Este artigo tem por objetivo destacar e discutir ideias apresentadas pelo filósofo francês Michel de Montaigne (1533-1592), em seus Ensaios. Apesar dos séculos que nos separam, a obra de Montaigne tem muito a nos dizer em relação a diversos aspectos como a reflexão sobre si mesmo, a diversidade cultural e suas concepções epistemológicas e educacionais, que soam, ainda hoje, avançadas e originais.
Downloads
Referências
ARANHA, Maria Lucia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia ”“Geral e Brasil.Ed. Moderna, 3ª. Ed. Revista e ampliada, 2011.
BACHELARD, Gaston. O novo espírito científico.Lisboa: Edições 70, 1986.
BAKEWELL, Sarah. Como Viver ou Uma biografia de Montaigne em uma pergunta e vinte tentativas de resposta.Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
CHATELET, François. Uma história da razão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar. 2004.
CHAUÃ, Marilena de Souza. Vida e Obra.In. MONTAIGNE Col.: Os Pensadores, São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.
DESCARTES, René. Meditações.Col.: Os Pensadores. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.
ECO, Umberto. Da árvore ao labirinto. Rio de Janeiro: Record, 2013.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, Paz e Terra, 1999.
FREUD, Sigmund. Conferências Introdutórias sobre Psicanálise. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas -vols. XV e XVI, Rio de Janeiro, Imago, s.d.
GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas. SP: Ática, 1999. 319 págs. 8ª. edição em 2011.
GLEISER, Marcelo. Criação imperfeita. Rio de Janeiro: Record, 2010.
LEMGRUBER, Márcio e OLIVEIRA, Renato José de. “Argumentação e Educação: da ágora à s nuvens”. In. LEMGRUBER, Márcio e OLIVEIRA, Renato José de. (Orgs.) Teoria da Argumentação e Educação. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2011.
MONTAIGNE, Michel. ”“Ensaios. Vol. 1 e 2.Col.: Os Pensadores. Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Editora Nova Cultural, 1996.
PERELMAN, Chaïm e OLBRECHTS-TYTECA, Lucie. Tratado da Argumentação -a nova retórica.São Paulo, ed. Martins Fontes, 1996. Trad. de Maria Ermantina Galvão G. Pereira.
PILETTI, Nelson e PILETTI, Claudino. História da Educação. SP: Ática, 2006.
ROUSSEAU Emilio ou da Educação.Tradução de Sérgio Milliet. São Paulo: Difusão Européia do Livro, 1968.