CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA EM HEISENBERG E HEIDEGGER

Autores

  • Paulo Rogério Garcez de Moura
  • André Luís Silva da Silva
  • Diogo Onofre Gomes de Souza
  • José Cláudio Del Pino

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i20.4610

Palavras-chave:

Educação científica, Técnica, Hermenêutica, Indeterminação, Concepção existencial

Resumo

Apresentaremos as possíveis aplicações pedagógicas das suas reflexões, como a utilização da imprecisão científica de Heisenberg e da concepção de técnica em Heidegger, a partir da análise histórico-filosófica dos seus escritos, tomando-os como fundamentação a necessária e significativa melhoria da educação técnico-científica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOHR,N.H.D. Física Atômica e Conhecimento Humano: ensaios 1932-1957.Rio de Janeiro: Contraponto, 2000.

CACHAPUZ,A.et al. A Necessária Renovação do Ensino das Ciências.São Paulo: Editora Cortez, 2011.

CAPRA,F. The Web of Life.São Paulo: Editora Cultrix&Amana-Key, 1996.

CASSIRER,E. Antropologia Filosófica: Ensaio sobre o Homem.São Paulo: Editora MestreJou Ed., 1972.

DUBOIS,C. Heidegger: Introdução a uma Leitura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora, 2004.

EISBERG,R. e RESNICK,R. Física Quântica.Rio de Janeiro: Editora Campus, 1979.

GASIOROWICZ,S. Física Quântica.Rio de Janeiro: Guanabara Dois Ed., 1979.Vozes, 2007.

GLAZEBROOK,T. Heidegger’s Philosophy of Science. New York: Fordham University Press, 2000.

HEIDEGGER,M. Ensaios e Conferências .Petrópolis:Editora Vozes,2006.

_______________. Introdução a Filosofia.Petrópolis: Editoras Vozes, 2009.

_______________. Phänomenologische Interpretation von Kants Kritik der ReinenVernunft . Frankfurt am Main:Vittorio Klostermann Ed.,1995.

_______________. Ser e Tempo.Petrópolis: Editora Vozes, 2006.

_______________. The Concept of Time in the Science of History. Suplements: From the Earliest Essays to Being and Time and Beyond in Martin Heidegger. New York: State University of New York Press, 2002.

HEISENBERG,W. Física e Filosofia. Brasília: Editora da Universidade de Brasília, 1981.

_______________. A Imagem da Natureza na Física Moderna. Lisboa: Ed. Livros do Brasil, 1980.

_______________. A Ordenação da Realidade.Rio de Janeiro: Ed.Forense Universitária,2009.

_______________. Páginas de Reflexão e Auto-retrato.Lisboa: Gradiva Publicações, 1990.

_______________. Problemas da Física Moderna.São Paulo: Ed.Perspectiva, 2006.

HEMPEL,H.-P. Natur und Geschichte Der Jahrundertdialogzwschen Heidegger und Heisenberg.Frankfurt/Germany: Verlag Anton HainMeisenheim GmbH, 1990.

HERMANN, A . Werner Heisenberg: 1901 -1976.Hamburg / Germany: RowohltTaschenbuchVerlag GmbH, 1976.

HEWSON, P.W. et al. Educating prospective teachers of Biology: introduction and research methods. Science Education,33 (1).1999.

KOCHE, J. C. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Editora Vozes, 1982.

LOGUERCIO, R. Q.; Del Pino, J. C. Contribuições da História e da Filosofia da Ciência para a Construção do Conhecimento Científico em Contextos de Formação Profissional da Química.Acta Scienteae, V. 8, n. 1, p. 67-77, 2006.

LOPES, C. V. M.; Kruger, V. Souza, D. O.; Del Pino, J. C. Concepções de Professores de Química sobre a Natureza do Conhecimento Científico.Acta Scienteae, V. 9, n. 1, p. 3-16, 2007.

MATURANA, H. R.& VARELA, F. De Máquina a Seres Vivos: Autopoiese, a Organização do Vivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.

MOREIRA, M.A. Aprendizagem Significativa: Teoria e Textos Complementares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2011.

MORTIMER, E. F. O Significado das Fórmulas Químicas.Química Nova na Escola, Nº 3, p. 19-21, 1996.

NUSSBAUM, J. inNOVAK, J. et al. Ensinando Ciência para a Compreensão: uma Visão Construtivista. Lisboa: Edições Técnicas, 2000.

NOVAK, J. et al. Ensinando Ciência para a Compreensão: uma Visão Construtivista. Lisboa: Edições Técnicas, 2000.

POPPER, K.Conjecturas e Refutações. Brasília: Livraria Universitária de Brasília (UNB), 1982.

RESWEBER, J.P. O Pensamento de Martin Heidegger. Coimbra: Livraria Almedina, 1979.

SANTOS, B. S. Um Discurso sobre as Ciências. Porto: Afrontamento, 2002.

SAFRANSKI, R. Heidegger: um Mestre da Alemanha entre o Bem e o Mal.São Paulo: Geração Editorial, 2000.

ZIMMERMAN,M .E. Heidegger’s Confrontation withModernity. Technology, Politics, Art. Bloomington: Indicano University Press, 1990.

Downloads

Como Citar

Moura, P. R. G. de, Silva, A. L. S. da, Souza, D. O. G. de, & Del Pino, J. C. (2013). CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO TÉCNICO-CIENTÍFICA EM HEISENBERG E HEIDEGGER. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (20), 179–199. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i20.4610

Edição

Seção

Artigos