OBJETO TÉCNICO, MEDIAÇÃO E ENSINO REFLETIDO DA TÉCNICA EM SIMONDON

Autores

  • José Fernandes Weber

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i20.4607

Palavras-chave:

Objeto técnico, Cultura, Mediação, Ensino, Simondon

Resumo

O objetivo do artigo é apresentar como Simondon concebe o objeto técnico, a mediação e o ensino refletido da técnica. Num primeiro momento será apresentada a defesa dos objetos técnicos frente a acusação de restrição da experiência humana, da cultura. Num segundo, será apresentada a genealogia do objeto técnico, compreendido enquanto mediação entre o homem e a natureza, para então abordar o tema do ensino refletido da técnica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADORNO, Theodor; HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.

ANDERS, G. Die Antiquiertheit des Menschen (2 vols). München: C.H. Beck, 1987.

ARENDT, Hannah. A condição humana. Rio de Janeiro; Forense Universitária, 2010.

BENJAMIN, Walter. “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica”. In: Obras Escolhidas-Magia e técnica, arte e política.São Paulo: Brasiliense, 1996. p. 165-196.

DELEUZE, Gilles. “Gilbert Simondon, o indivíduo e sua gênese físico-biológica”. In: A ilha deserta:e outrostextos. São Paulo: Perspectiva, 2006. p. 117-121.

ESCÓSSIA, L. M. Relação homem-técnica e processo de individuação. Aracaju: Editora UFS, 1999.

FELINTO, Erick. A religião das máquinas.Ensaios sobre o imaginário da cibercultura.Porto Alegre: Sulina, 2005.

GADAMER, Hans-Georg. Erziehung ist sich erziehen. Heidelberg: Kurpfälzischer Verlag, 2000.

GEHLEN, Arnold. A alma na era da técnica.Problemas de psicologia social na sociedade industrializada. Lisboa: Livros do Brasil, s.d.

HABERMAS, Jürgen. O futuro danatureza Humana.A caminho de uma eugenia liberal? São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.

HEIDEGGER, Martin. “A questão da técnica”. In: Ensaios e conferências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002a. p. 11-38.

______. “O tempo da imagem de mundo”. In: Caminhos de Floresta. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2002b. p. 95-138.

JONAS, Hans. Technik. Medizin und Ethik.Praxis des Prinzip Verantwortung. Frankfurt: Suhrkamp, 1985.

KASTRUP. Virginia. “Novas tecnologias cognitivas: o obstáculo e a invenção”. In: PELLANDA, N. M. C.; PELLANDA, E. C (Orgs). Ciberespaço:um hipertexto com Pierre Lévy. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2000. p. 38-59.

KUNZRU, Hari. “Genealogia do ciborgue”. In: TADEU, Tomas (Org.). Antropologia do ciborgue.As vertigens do pós-humano. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009. p. 119-126.

LÉVY, Pierre. As tecnologias da inteligência.O futuro do pensamento na era da informática. São Paulo: Editora 34, 2010.

______. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2000.

RODRÃGUEZ, Pablo. “Prólogo. El modo de existencia de una filosofía nueva”. In: SIMONDON, Gilbert. El modo de existencia de los objectos tecnicos. Buenos Aires, Prometeo, 2007. p. 09-24.

SILVA, Bruno. “Questionar os fundamentos tecnológicos: tecnofobia versustecnolatria”. In: I Conferência internacional Challenges’99/Desafios’99:Actas da I conferencia internacional de tecnologias de informação e comunicação. Braga: Universidade Minho, 1999. p. 73-88.

SIMONDON, Gilbert. Du mode d’existence des objets techniques. Paris: Aubier, 1989.

_____. El modo de existencia de los objectos tecnicos. Buenos Aires, Prometeo, 2007.

______. La individuacion. Buenos Aires: Editoral Catus / La Cebra Ediciones, 2009.

______. L’individuation a la lumière des notions de forme et d’information. Grenoble: Jérôme Millon, 2005.

SLOTERDIJK, Peter. Regras para o parque humano.Uma resposta à carta de Heidegger sobre o humanismo. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

TÜRCKE, Christoph. Sociedade excitada.Filosofia da sensação. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 2010.

WEBER, José Fernandes. “Técnica, tecnologia e cuidado (Sorge) em Heidegger”. In: Revista da área de humanas. Nº. 61. Jul/Dez. 2011. p. 59-72.

Downloads

Como Citar

Weber, J. F. (2013). OBJETO TÉCNICO, MEDIAÇÃO E ENSINO REFLETIDO DA TÉCNICA EM SIMONDON. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (20), 136–156. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i20.4607

Edição

Seção

Artigos