CRUZANDO (E INVENTANDO) OLHARES SOBRE O APRENDER

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i20.4594

Palavras-chave:

Invenção, Aprendizagem, Experiências de problematização, Signos, Formação de professores

Resumo

O presente trabalho visa trazer diferentes olhares sobre a concepção de aprendizagem, a partir de encontros produzidos num espaço de formação de professores. Com a temática da Invenção de Virgínia Kastrup, ensaiamos outros modos de pensar o aprender, deixando de ser concebido exclusivamente como resolução de problemas, para modos que envolvam o compartilhamento de experiências de problematização, abertura, ética e produção de diferença.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DELEUZE, Giles.; GUATARRI, Félix. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 4. 1 ed. São Paulo: 34, 1997. 176p

DELEUZE, Giles; PARNET, Clarice. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998. 184p.

DELEUZE, Giles. Proust e os signos. São Paulo: Forense Universitária, 2006.

KASTRUP, Virgínia. Aprendizagem, arte e invenção. Psicologia em estudo. Maringá,v. 6, n. 1, p. 17-27, jan./jun. 2001.

KASTRUP, Virgínia. A aprendizagem da atenção na cognição inventiva. Psicologia & Sociedade, 16 (3), p. 7-16, 2004.

KASTRUP, Virgínia. Políticas cognitivas na formação do professor e o problema do devir-mestre. Educação Social, v. 26, n. 93, p. 1273-1288, 2005. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>.

KASTRUP, Virgínia. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. 256 p.

KIRST, Patrícia Gomes et al. Conhecimento e cartografia: tempestades de possíveis. In FONSECA, Tania Mara Galli & KIRST, Patrícia Gomes (Orgs.), Cartografia e devires: a construção do presente. Porto Alegre: UFRGS, 2003

RAMÃO, Silvia Regina; MENEGHEL, Stela Nazareth, OLIVEIRA, Carmen. Nos caminhos de Iansã: cartografando a subjetividade de mulheres em situação de violência de gênero. Psicologia & Sociedade. 17 (2), p. 79-87, mai/ago, 2005.

ROCHA, Jerusa Machado; KASTRUP, Virgínia. Cognição e emoção na dinâmica da dobra afetiva. Psicologia em Estudo, Maringá, v. 14, n. 2, p. 385-394, abr./jun, 2009.

ROLNIK, Suely. Pensamento, corpo e devir: uma perspectiva ético/estético/política no trabalho acadêmico. Palestra proferida no concurso para o cargo de Professor titular da PUC/SP. Cadernos de Subjetividade, 1993. Disponível em: <http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/Textos/SUELY/pensamentocorpodevir.pdf>. Acesso em: 05 de janeiro de 2012.

ROLNIK, Suely. Toxicômanos de identidade: subjetividade em tempo de globalização. Reelaboração de artigo publicado no caderno “Mais!” da Folha de São Paulo, 19/05/96. Disponível em: <http://caosmose.net/suelyrolnik/pdf/viciados_em_identidade.pdf>. Acesso em: 30 set. 2011.

ROLNIK, Suely. Uma insólita viagem à subjetividade. Fronteiras com a ética e a cultura. 1997. Disponível em: <http://www.pucsp.br/nucleodesubjetividade/suely%20rolnik.htm>. Acesso em: 05 de janeiro de 2012.

ROLNIK, Suely. Cartografia sentimental: transformações contemporâneas do desejo. Porto Alegre: Sulina, 2006. 248p.

ROMAGNOLI, Roberta Carvalho. A cartografia e a relação pesquisa e vida. Psicologia e Sociedade, 21 (2), p. 166-173, 2009

SORDI, Regina. Os materiais da autoria. In FONSECA, Tania Mara Galli & KIRST, Patrícia Gomes(Orgs.), Cartografia e devires: a construção do presente. Porto Alegre: UFRGS, 2003.

SORDI, Regina Orgler; DE-NARDIN, Maria Helena. Contribuições de Francisco Varela ao estudo da aprendizagem inventiva em sala de aula. Informática na educação: teoria e prática, v.12, n. 2, p. 82-92, 2009.

Downloads

Como Citar

CRUZANDO (E INVENTANDO) OLHARES SOBRE O APRENDER. (2013). Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (20), 120–135. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i20.4594

Edição

Seção

Artigos