O QUE PODEM AS CRIANÇAS?
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4548Palavras-chave:
Ensino de Filosofia, Filosofia de Educação, Educação, Pimpa, Afectos, Pensar, Intervir, ProblematizarResumo
O que podem as crianças? De que afectos são capazes? O que se passa em uma Comunidade de Investigação Filosófica de forma a alterar os modos como as crianças se inserem nas cenas cotidianas? Quais afecções fizeram determinada 2ª série do Ensino Fundamental se apropriar de Pimpa e experimentar na fala e no pensamento os conceitos estudados, articulando-os com um acontecimento político que percutiu em Brasília em 1998?
Downloads
Referências
BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento: o contexto de François Rabelais. 2. ed. São Paulo, Edunb: Ubitec, 1993.
______. A estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
______. Problemas da poética de Dostoiésvski. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 2005.
BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre a literatura e história da cultura. 7ª. Ed. São Paulo: Brasiliense,1994.
DELEUZE, Gilles. Nietzsche. Lisboa: Edições 70, 1994.
KENNEDY, David; KOHAN, Walter Omar (Orgs.). Filosofia e Infância: possibilidades de um encontro. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999. v. 3. (Filosofia e Crianças.)
LIPMAN, Matthew. A filosofia vai à escola. Tradução de Maria Elice de Brzezinski Prestes e Lucia Maria Silva Kremer. São Paulo: Summus, 1990.
______. O pensar na educação. Tradução de Ann Mary Fighiera Perpétuo. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
______. Pimpa. Tradução de Sylvia Judith Hamburger Mandel. São Paulo: Difusão de Educação e Cultura, 1997.
SPINOZA, Benedictus de. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2007.
VALSINER, Jaan. Human development and culture: The social nature of personality and its study. Lexington, MA: Lexington, 1989.
VIGOTSKI, Lev. A formação social da mente.São Paulo, Martins Fontes, 1989.
______. A construção do pensamento e da linguagem.São Paulo: Martins Fontes, 2001.
______. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. São Paulo: Ática, 2009.