HERMENÊUTICA E COMPREENSÃO:

CONTRIBUIÇÕES PARA UMA FILOSOFIA NA ESCOLA

Autores

  • Robson de Oliveira Silva Unipli-Anhanguera

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4542

Palavras-chave:

Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Educação, Filosofia contemporânea, Critiscimo, Hermenêutica, Formação

Resumo

A hermenêutica pode contribuir para uma reflexão filosófica na escola, propiciando ao estudante uma noção de conjunto. O papel da hermenêutica é tornar o estudante consciente dos pré-conhecimentos que possui e que configuram todo o compreender.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGOSTINHO, Santo. Confissões.Tradução de J. Oliveira Santos e Ambrósio de Pina. Coleção Os Pensadores, São Paulo: Nova Cultural, 1996.

GADAMER, Hans-Georg. O problema da consciência histórica, Pierre Fruchon (Org.). Tradução de Paulo Cesar Duque Estrada. Rio de Janeiro: FGV, 1998.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 1999.

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Parte I. Petrópolis: Vozes, 2002.

HUSSERL, Edmund. La crise des sciences européennes et la phénoménologie transcendentale. Paris: Gallimard, 1995. p.10.

RICOEUR, Paul. Interpretação e Ideologia. Coimbra: Francisco Alves, [1985].

SCHLEIERMACHER, Friedrich D. E.. Hermenêutica: Arte e Técnicada interpretação. Trad. Celso R. Braida. Petrópolis: Vozes, 2000.

TUGENDHAT, Ernst. Lições Introdutórias à Filosofia da Linguagem. Ed. Unijuí, RS, 1992.

WITTGENSTEIN, Ludwig. Philosophical Investigations. Singapore: Blackwell, 2009.

Downloads

Como Citar

Silva, R. de O. (2012). HERMENÊUTICA E COMPREENSÃO:: CONTRIBUIÇÕES PARA UMA FILOSOFIA NA ESCOLA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (18), 222–233. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4542

Edição

Seção

Artigos