HERMENÊUTICA E COMPREENSÃO:
CONTRIBUIÇÕES PARA UMA FILOSOFIA NA ESCOLA
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i18.4542Palavras-chave:
Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Educação, Filosofia contemporânea, Critiscimo, Hermenêutica, FormaçãoResumo
A hermenêutica pode contribuir para uma reflexão filosófica na escola, propiciando ao estudante uma noção de conjunto. O papel da hermenêutica é tornar o estudante consciente dos pré-conhecimentos que possui e que configuram todo o compreender.
Downloads
Referências
AGOSTINHO, Santo. Confissões.Tradução de J. Oliveira Santos e Ambrósio de Pina. Coleção Os Pensadores, São Paulo: Nova Cultural, 1996.
GADAMER, Hans-Georg. O problema da consciência histórica, Pierre Fruchon (Org.). Tradução de Paulo Cesar Duque Estrada. Rio de Janeiro: FGV, 1998.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método. Traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Petrópolis: Vozes, 1999.
HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Parte I. Petrópolis: Vozes, 2002.
HUSSERL, Edmund. La crise des sciences européennes et la phénoménologie transcendentale. Paris: Gallimard, 1995. p.10.
RICOEUR, Paul. Interpretação e Ideologia. Coimbra: Francisco Alves, [1985].
SCHLEIERMACHER, Friedrich D. E.. Hermenêutica: Arte e Técnicada interpretação. Trad. Celso R. Braida. Petrópolis: Vozes, 2000.
TUGENDHAT, Ernst. Lições Introdutórias à Filosofia da Linguagem. Ed. Unijuí, RS, 1992.
WITTGENSTEIN, Ludwig. Philosophical Investigations. Singapore: Blackwell, 2009.