Como a recepção da filosofia interfere no seu modo de ensino? Uma discussão a partir de alguns interlocutores de Sócrates

Autores

  • Vinicius B. Vicenzi Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4387

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Ensino, Afetos, Platão, Górgias

Resumo

Este artigo apresenta o diálogo Górgias de Platão como um cenário interessante por onde pensar a relação do ensino de filosofia com interlocutores não-filósofos, buscando pontos de encontro entre a cena antiga e a cena de hoje. Os três personagens do diálogo platônico são pensados a partir de afetos que os caracterizam na relação com o ensino socrático e a intenção é ver em que medida o ensino de filosofia se modifica de acordo com esses afetos.

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Biografia do Autor

Vinicius B. Vicenzi, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Mestrando do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PROPED/UERJ).

Referências

NAILS, D. The people of Plato ”“ A prosography of Plato and other socratics. Indianopolis: Hackett Publishing Company, 2002.

PLATÃO. Górgias. Lisboa: Edições 70, 2006

PLATÃO. Diálogos ”“ Mênon, Banquete, Fedro. Porto Alegre: Ed. Globo, 1960.

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Como Citar

Vicenzi, V. B. (2011). Como a recepção da filosofia interfere no seu modo de ensino? Uma discussão a partir de alguns interlocutores de Sócrates. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (13), 93–108. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4387

Edição

Seção

Artigos