Como a recepção da filosofia interfere no seu modo de ensino? Uma discussão a partir de alguns interlocutores de Sócrates
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4387Palavras-chave:
Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Ensino, Afetos, Platão, GórgiasResumo
Este artigo apresenta o diálogo Górgias de Platão como um cenário interessante por onde pensar a relação do ensino de filosofia com interlocutores não-filósofos, buscando pontos de encontro entre a cena antiga e a cena de hoje. Os três personagens do diálogo platônico são pensados a partir de afetos que os caracterizam na relação com o ensino socrático e a intenção é ver em que medida o ensino de filosofia se modifica de acordo com esses afetos.
Downloads
Referências
NAILS, D. The people of Plato ”“ A prosography of Plato and other socratics. Indianopolis: Hackett Publishing Company, 2002.
PLATÃO. Górgias. Lisboa: Edições 70, 2006
PLATÃO. Diálogos ”“ Mênon, Banquete, Fedro. Porto Alegre: Ed. Globo, 1960.