Avaliação em Filosofia sim! Por que não? Uma proposta para a elaboração de instrumentos avaliativos da aprendizagem de Filosofia na Educação Básica

Autores

  • Marinês Barbosa de Oliveira Dias Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4383

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Ensino filosofia e instrumentos avaliativos, Ensino de filosofia e formas de avaliação

Resumo

A questão da avaliação na educação escolar apresenta-se, de modo geral, como um desafio para os professores de qualquer disciplina. Escolher, elaborar, organizar e aplicar bons instrumentos avaliativos são tarefas extremamente difíceis para a maioria dos educadores. No que se refere à disciplina Filosofia em específico, a discussão em torno das formas de avaliação constitui um debate incipiente, tanto no ambiente da educação básica, onde a Filosofia vem, a cada ano, ganhando mais espaço, quanto nos cursos de Licenciatura, onde na maioria das vezes, tal tema ocupa um espaço raso ou mesmo inexistente.

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Biografia do Autor

Marinês Barbosa de Oliveira Dias, Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

Mestre em filosofia e história da educação pela UNICAMP.

Referências

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Como Citar

Dias, M. B. de O. (2011). Avaliação em Filosofia sim! Por que não? Uma proposta para a elaboração de instrumentos avaliativos da aprendizagem de Filosofia na Educação Básica. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (13), 54–63. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i13.4383

Edição

Seção

Artigos