Pedagogia da Aporia:

Filosofia, Educação e Universidade na obra de Jacques Derrida

Autores

  • André de Barros Borges

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i8/9.4172

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Jacques Derrida, Aporia, Universidade

Resumo

Pretendemos aqui articular os temas: aporia, educação, filosofia e universidade. O modo como Derrida aborda estes temas não é de modo algum sistemático. Em seus textos são dadas inúmeras referências a partir de inúmeros campos. Por exemplo, quando Derrida fala da instituição, ele recorre ao Estado, à literatura, à universidade e em cada um destes se encontram seus inúmeros quase-conceitos. Ele não trata especificamente da educação, mas no seu interesse sobre a "instituição" ele acaba por também analisar a instituição universitária. Derrida então entra em temas educacionais, pois passa a analisar qual é a posição da filosofia na universidade. Aí expõe sobre a responsabilidade do professor para com a filosofia, do caráter crítico da filosofia em uma atualidade na qual o projeto racional kantiano está em ruínas.

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Biografia do Autor

André de Barros Borges

Doutorando em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC -Rio) e membro do Núcleo de Estudos em Ética e Desconstrução (NEED/PUC -Rio).

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Como Citar

Borges, A. de B. (2011). Pedagogia da Aporia:: Filosofia, Educação e Universidade na obra de Jacques Derrida. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (8/9), 23–35. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i8/9.4172

Edição

Seção

Artigos