Arendt e a Educação em uma “Sociedade de Massa”

Autores

  • Sônia Maria Schio Universidade de Caxias do Sul - UCS

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i8/9.4167

Palavras-chave:

Ciências Sociais, Filosofia, Educação, Filosofia da Educação, Ensino de Filosofia, Hannah Arendt, Sociedade de massa

Resumo

Partindo de situações de salas de aula, assim como daquelas surgidas na prática educativa em geral, busca-se, no pensamento de Hannah Arendt (1906-1975), compreender o contexto em que se insere a temática da educação em uma sociedade de massa. Essa sociedade não valoriza o ser humano e a cultura por ele produzida, pois apenas consome. O humanismo pode ser um conceito a ser resgatado pela escola, permitindo o surgimento da autêntica cidadania e do convívio humano pleno e digno.

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Biografia do Autor

Sônia Maria Schio, Universidade de Caxias do Sul - UCS

Professora da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

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Como Citar

Schio, S. M. (2011). Arendt e a Educação em uma “Sociedade de Massa”. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (8/9), 14–22. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i8/9.4167

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Artigos