O DISCURSO NAS METODOLOGIAS ATIVAS NA ENGENHARIA DE ALIMENTOS: UM RELATO

Auteurs-es

  • Mateus Mota Loiola Coutinho
  • Carina Merkle Lingnau

DOI :

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41444

Mots-clés :

Educação, pesquisa, conhecimento, discurso, metodologias

Résumé

Vivemos um tempo de constantes mudanças, e é inegável que essas mudanças são muito mais notórias na área da tecnologia. Com essa desenfreada corrida tecnológica vemos a necessidade de nos adequar e inserir tais tecnologias nas mais diferentes áreas. A educação como não seria diferente passa por esse processo de mudança e inserção de tecnologias e novas técnicas de ensino, no entanto diferentemente de outras áreas abre uma espaço para discussão de quão eficiente são os novos meios. O objetivo deste trabalho é analisar o conceito de discurso presente no tema metodologias ativas na educação, utilizando-se de pesquisa bibliográfica para obtenção de fundamentação teórica necessária para reflexão temática do problema formulado. Como resultados foram verificadas reflexões sobre um discurso que com urgência adquire força devido ao momento histórico que passamos, os avanços e mudanças sociais cada vez mais se adentram no campo da educação, em forma de discurso pró metodologias ativas, promovendo mudanças constantes no modo como ensinamos e aprendemos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Mateus Mota Loiola Coutinho

Acadêmico de Engenharia de Alimentos na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.

Carina Merkle Lingnau

Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professora na  Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil.

Références

AYRES, M. 34 empresas que estão no Brasil há mais de 100 anos, 13/09/2016. Disponível em: https://exame.com/negocios/34-empresas-que-estao-no-brasil-ha-mais-de-100-anos/. Acesso em: 17 nov 2020.

AZEVEDO, S.E.R. Formação discursiva e discurso em Michel Foucault. Revista Eletrônica de na Graduação em Filosofia da UNESP, v.6, n.2, 2013, p.154. Disponível em: https://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/FILOGENESE/saraazevedo.pdf. Acesso em: 30 de ago. 2020.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970/ Trad. Laura Fraga de Almeida. 24. Ed. São Paulo: Edições Loyola 2014.

MORAN, J. Mudando a educação com metodologias ativas. In: SOUZA, C.A; MORALES O.E.T.(orgs) Coleção Mídias Contemporâneas. Convergências Midiáticas, Educação e Cidadania: aproximações jovens. Vol. II, 2015. Disponível em: https://www.uniavan.edu.br/uploads/arquivo/N62vWDM7yb.pdf. Acesso em: 30 de ago. 2020.

MORAN, J. O papel das metodologias na transformação da Escola. Metodologias ativas para uma educação inovadora, Porto Alegre 2018. Disponível em: http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/Papel_metodologias_Moran.pdf. Acesso em: 30 de ago 2020.

Téléchargements

Publié-e

2021-12-31

Comment citer

Mota Loiola Coutinho, M. ., & Merkle Lingnau, C. . (2021). O DISCURSO NAS METODOLOGIAS ATIVAS NA ENGENHARIA DE ALIMENTOS: UM RELATO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(35/36), 138–143. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41444

Numéro

Rubrique

Relatos de Experiência