O ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS E AS PERSPECTIVAS LIBERAL E CRÍTICA DA EDUCAÇÃO

Autores

  • Rosana Ferreira

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41443

Palavras-chave:

Educação, Filosofia, Infância

Resumo

O presente artigo reflete sobre o ensino de filosofia para crianças. Inicia apontando o prejuízo intelectual que a falta da prática filosófica produz no indivíduo e que contribui com o ciclo da limitação mental generalizada na sociedade. Segue com o levantamento de dois problemas que obstruem o ensino da filosofia para crianças, que é o preconceito e o desinteresse geral pela prática filosófica. Também discute-se, através dos textos de Matthews Lipman e Renê J. T. Silveira, as concepções de Educação Liberal e da Teoria Crítica como potencializadoras mais favoráveis ou não da disseminação da prática filosófica. Por fim, conclui que se é difícil gerar grandes pensadores com uma educação excelente desde a infância, seria quase impossível empreender essa tarefa com uma educação filosófica inexistente ou mesmo tardia.

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Biografia do Autor

Rosana Ferreira

Mestranda em Filosofia (UFPR). Especialista em Filosofia da Educação: Ética, Política e Educação pelo departamento de Educação UFPR. Especialista em Alfabetização e Letramento. Licenciada em Pedagogia. Professora da Educação Básica na Rede Municipal de Curitiba. Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

Ferreira, R. (2021). O ENSINO DE FILOSOFIA PARA CRIANÇAS E AS PERSPECTIVAS LIBERAL E CRÍTICA DA EDUCAÇÃO. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(35/36), 115–123. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41443