PIXOTE: DESCONSTRUINDO UM IDEAL DE INFÂNCIA

Autores

  • Luana dos Santos Nogueira Garcia
  • Maritza Maciel Castrillon Maldonado

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41441

Palavras-chave:

(Des)construção, Infâncias, Educação, Pixote, Filme

Resumo

Este artigo é resultado do projeto de pesquisa desenvolvido na Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, denominado Cinema, Infâncias e Diferença: problematizando a educação, o cotidiano da escola e o currículo. O objetivo é problematizar o “tipo ideal” de infância construída historicamente a partir de aparatos de verdades que constituem o pensamento hegemônico. Para isso, realizamos uma análise do filme brasileiro Pixote, cuja violência explícita e o sabor amargo de uma infância “proibida” provocam perplexidade e o silenciar da sociedade. Esse filme foi apresentado a praticantespensantes da rede básica de ensino no Cineclube (Re)Existência, promovido pelo Ateliê de Imagem e Educação – AIE/UNEMAT. Após a apresentação, abriu-se uma “roda de conversas”, que foram filmadas, gravadas e transcritas e são utilizadas neste texto como personagem conceitual que movem a análise.

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Biografia do Autor

Luana dos Santos Nogueira Garcia

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGEdu/UNEMAT. Professora da Educação Básica da rede estadual de Mato Grosso (SEDUC/MT).

Maritza Maciel Castrillon Maldonado

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação e no curso de Pedagogia. 

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Publicado

2021-12-31

Como Citar

dos Santos Nogueira Garcia, L. . ., & Maciel Castrillon Maldonado, M. . (2021). PIXOTE: DESCONSTRUINDO UM IDEAL DE INFÂNCIA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), 1(35/36), 86–96. https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41441