EDUCAÇÃO E FILOSOFIA DIALOGANDO PRÁXIS E LIBERTAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v1i35/36.41436Palavras-chave:
Educação, Filosofia da Praxis, Libertação, OutroResumo
O presente trabalho se inscreve como parte de algumas das inquietações que permeiam a pesquisa que está sendo desenvolvida pelos autores durante mestrado de Educação do PPGE/CEDU/UFAL. Assim sendo, nos amparamos na questão de olhar ao outro latino-americano, ao mesmo tempo que temos o intuito de unir algumas questões pedagógicas e filosóficas sobre a práxis do educar, onde a escola é vista como espaço de luta para a libertação, na medida que caminhamos para uma possível emancipação social. De modo que a educação aqui pensada sirva como formação para Outro latino-americano não apenas como desenvolvimento de habilidades manuais reprodutora dos moldes educativos que servem apenas ao meio de reprodução do capital. Mas, que seja a práxis educativa meio para a consciência crítica, onde se somem os conhecimentos, e o ensinamento não deixe de lado a vida prática. Para que passamos dialogar tais questões filosóficas-pedagógicas que a nosso ver são indissociáveis, trabalharemos com a Filosofia da libertação de Enrique Dussel, no qual dialogaremos com algumas questões sobre a libertação e emancipação abordadas por Paulo Freire. Nossa meta é trabalhar questões como: a filosofia da práxis, a libertação e a esperança. Deste modo, a perspectiva é tratar elementos da práxis filosófica de modo que possamos pensar e buscar meios para a transformação na educação atual, tento a escola como espaço de demarcação, onde ensinar e aprender sejam visto como parte de um processo maior ao qual estamos inseridos/as, olhando para a educação que temos para miramos a educação que almejamos com nossas lutas para uma educação que emancipe o Outro, na medida em que a responsabilidade seja transporte de nossa construção com Outro latino-americano.
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Referências
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