A lógica de Lipman

Autores

  • Liliane Barreira Sanchez

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i3.4046

Resumo

Este trabalho pretende questionar a metodologia do programa de Filosofia para Crianças de Matthew Lipman, centralizada no uso de habilidades lógicas para a construção de um pensar chamado "de ordem superior". Expõe aspectos principais do programa, explicita seus conceitos e busca relacioná-los à metodologia usada. Objetiva contextualizar historicamente o uso de tal metodologia, referindo-se, para tanto, ao pensamento moderno. Questiona criticamente a apropriação que se faz de tal corrente de pensamento, apoiando-se no pensamento de Cornélius Castoriadis. Interroga sobre as possibilidades de se atingir os objetivos propostos pelo programa de FPC através do uso da lógica e sobre seus significados, tanto no que diz respeito a uma ideologia pressuposta no próprio programa, como aos seus prováveis efeitos para o campo da reflexão filosófica e educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CASTORIADIS, Cornelius. Encruzilhadas do Labirinto I. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

__________________. Encruzilhadas do Labirinto II -Os domínios do homem. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

__________________. Encruzilhadas do Labirinto III -O mundo fragmentado. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

KOHAN, Walter Omar. O que você precisa saber sobre Filosofia Para Crianças. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

LIPMAN, Matthew. A filosofia vai a escola. São Paulo: Summus, 1990.

______________. O pensar na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

SIMON, M. Célia Moraes Neiva. O ensino da filosofia no 2o. grau: crítica ou alienação? in Debates Filosóficos, no. 2, SBPC, RJ, 1980.

VALLE, Lílian do. Os enigmas da educação; a paidéia democrática entre Platão e Castoriadis.Belo Horizonte: Autêntica, 2002.

Downloads

Como Citar

Sanchez, L. B. (2011). A lógica de Lipman. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (3). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i3.4046

Edição

Seção

Comunicações