A construção do pensamento crítico na arte e na filosofia:

Walter Benjamin e os modernos

Autores

  • Ana Gabriela Antunes Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i2.3948

Resumo

Walter Benjamin estudou a configuração da sociedade moderna observando textos literários, como a lírica baudelairiana. Ora, a arte é a primeira a repercutir os fenômenos de seu tempo, estando o artista à vanguarda do pensamento intelectual sistemático. Considerando a arte e a filosofia como formas legítimas de formação do pensamento crítico, buscamos ligar alguns conceitos benjaminianos com a arte moderna, de Camus a Chico Buarque, de Dostoiévski a Belquior.

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Referências

BENJAMIN, W. Baudelaire. Um lírico no auge do capitalismo. Obras escolhidas vol. 3. São Paulo: Brasiliense, 1989.

_____________. Textos de Walter Benjamin. In: Os pensadores. Trad. José Lino Grünnewald et. al. São Paulo: Abril, 1975.

BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1997.

POE, Edgard Allan. Poemas e Ensaios. Rio de Janeiro: Globo, 1999.

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Como Citar

Ribeiro, A. G. A. (2011). A construção do pensamento crítico na arte e na filosofia:: Walter Benjamin e os modernos. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (2). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i2.3948

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