O ensino de Filosofia da Educação em questão
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i1.3794Resumo
Uma etapa significativa na vida de uma disciplina é o seu envolvimento com os estudos pós-graduados, seja com as pesquisas ou com os eventos. Na década de 70 a Filosofia da Educação vivenciou a inserção nesse âmbito, através da criação do primeiro curso de pós-graduação, no Brasil, em Filosofia da Educação, cujos frutos foram significativos na direção da profissionalização e expansão das pesquisas na área. A partir desta constatação, o artigo examina o ensino da filosofia da educação como campo disciplinar.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Maria Betânia B. Filosofia da Educação:uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a busca de uma identidade. Belo Horizonte, MG: 1996. Originalmente apresentada como dissertação de mestrado, Faculdade de Educação da UFMG/MG,1996.
______ . Filosofia da educação: uma disciplina entre a dispersão de conteúdos e a ausência de uma identidade. Perspectiva, Florianópolis, vol 16, nº 29, jan/jun, pp. 45-61. 1998.
______ . Trilhas e temas da Filosofia da Educação a partir da PUC/SP. São Paulo, SP: 2003. Originalmente apresentada como tese de doutorado, Programa de Estudos pós-graduados em educação: história, política, sociedade, PUC/SP, 2003.
BONTEMPI JÚNIOR, B. A cadeira de História e Filosofia da Educação da USP entre os anos 40 e 60:um estudo das relações entre a vida acadêmica e a grande imprensa.São Paulo, SP: 2001. Originalmente apresentada como tese de doutorado, Programa de Estudos pós-graduados em educação: história, política, sociedade, PUC/SP, 2001.
FLICKINGER, Hans-Georg. Para que filosofia da educação: 11 teses. Perspectiva, Florianópolis, v. 16, n° 29, pp. 15-22. 1998.
GALLO, Silvio. Temas para 1998. [Filosed] 1998a. Disponível em: . Acesso em: 02de março de 1998.
______ . Reunião anped. [Filosed]. 1998b.. Disponível em: .Acesso em: 09de abril de 1998.
______ . O que é filosofia da educação: anotações a partir de Deleuze e Guatarri. In: GT-Filosofia da Educação, 22ª Reunião anual da ANPEd, Caxambu/MG. 1999. (mimeografo).
GUARDE, Silvio. Concepções teóricas e práticas pedagógicas no ensino da filosofia da educação:elementos para discussão de sua identidade. São Paulo, SP: 1998. Originalmente apresentada como dissertação de mestrado, Centro Universitário Salesiano de São Paulo. 1998.
MAZZOTTI, Tarso. Filosofia da educação: uma outra filosofia? In: GHIRALDELLI Jr., Paulo (org.). O que é filosofia da educação?Rio de Janeiro: DP&A, pp. 187-206. 1999.
MORAES, Maria Célia. Temas para o GT.[Filosed]. 1998. Disponível em: . Acesso em: 01 de março de 1998.
OLIVEIRA, Avelino. Contribuição do Ghiraldelli. [Filosed]. 1998. Disponível em: . Acesso em 10de abril de 1998.
PUCCI, Bruno. Filosofia da educação para quê? Perspectiva, Florianópolis, v. 16, n° 29, pp. 23-43. 1998.
QUILLICI NETO, Armindo. O ensino de Filosofia da Educação no Brasil: Uma análise dos programas de ensino de Filosofia da Educação dos cursos de Pedagogia do Estado de São Paulo (1988-1998). Campinas, SP: 2001. Originalmente apresentada como tese de doutorado, Faculdade de Educação da Unicamp/SP, 2001.
RIOS, Terezinha A. Compreender e ensinar:por uma docência da melhor qualidade. São Paulo: Cortez, 2001
SEVERINO, Antônio J. Proposta de um universo temático para a investigação em Filosofia da Educação.Perspectiva,Florianópolisnº 19, jan./jun., pp. 11-27, 1993.
SILVA, Marcelo D. O ensino de filosofia da educação no ensino médio de Campinas-SP: da crise de identidade a desestruturação institucional pós-LDBEN. Campinas, SP: 2003. Originalmente apresentada como dissertação de mestrado, Faculdade de Educação da Unicamp/SP, 2003.
TOMAZETTI, Elisete. Filosofia da educação: uma contribuição à compreensão do seu percurso no campo educacional.São Paulo, SP: 2000.Originalmente apresentada como tese de doutorado, Faculdade de Educação da USP/SP, 2000.
VALENTIM, Lucy M. S. A Filosofia da Educação na sala de aula da universidade:um estudo de caso. São Carlos, SP: 2001. Originalmente apresentada como dissertação de Mestrado, Faculdade de Educação da UFSCAR/SP, 2001.
VALLE, Lílian do. Interrogar-se sobre o sentido do ensino da filosofia da educação. [filosed]. 1998. Disponível em: . Acesso em 05 de abril de 1998.
______ . A educação como enígma e como atividade prático-poética: implicações para o ensino da filosofia da educação. In: GT-filosofia da educação, 22ª Reunião anual da ANPEd, Caxambu/MG. 2000. (Mimeografado).
VON ZUBEN, Newton Aquiles. Identidade da filosofia da educação. 21ª Reunião Anual da ANPEd, Caxambu/MG.1998. (mimeografado).