Um olhar sobre o trabalho com textos a partir do pensar filosófico

Autores

  • Rejane Lúcia Garcia da Silva Universidade de Brasília
  • Renata Teles Moreira
  • Simone Moreira de Oliveira
  • Simone Pereira da Costa

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i1.3790

Resumo

A proposição deste trabalho é relatar uma vivência de reflexão filosófica, em específico na perspectiva de um olhar sobre o trabalho com textos, em particular nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na escola campo Centro de Ensino Fundamental 06 de Sobradinho-DF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALVES, Rubem. Conversas com quem gosta de ensinar.Campinas, SP. Papirus. Speculum. 2000

_____________. O retorno e terno...Campinas, SP. Papirus, Speculum, 1992.

_____________. Estórias de quem gosta de ensinar.Campinas, SP. Papirus, Speculum, 2000.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. Ed. Perspectiva. 4ª ed. 1973.

BENJAMIN, Walter. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política. Lisboa: Relógio D’água, 1992.

BLANCHOT, M. El libro que vendrá. Caracas: monte Ávila, 1969, pp. 246-247.

DELEUZE, Giles. Diferença e repetição.Trad. Luiz Orlandi, Roberto Machado, Graal. Rio de Janeiro/RJ. 1998.

DERRIDA, Jacques. Margens da Filosofia. Trad.Joaquim Torres Costa, Antônio M Magalhães. Revisão Técnica Constança César. Campinas. Papirus, 1991.

FOUCAULT, Michel, A microfísica do poder.Rio de Janeiro: GRAAL, 1978.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. SãoPaulo: Paz e terra, 1996.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Histórias e narração em W. Benjamin. Campinas/SP. Perspectiva. 1994.

IMBERNÓN, F. (org.). A Educação no Séc. XXI. Os desafios do futuro imediato.Porto Alegre. Artes médicas. 2000.

KOHAN, Walter O, LEAL, Bernardina, RIBEIRO, Álvaro (orgs.). Filosofia na Escola Pública”“Vol. IV. Coleção: Filosofia na Escola. Petrópolis, RJ : Vozes, 2000.

LA GARZA, Teresa de. Filosofia e literatura: uma relação estreita. In KOHAN e LEAL. 1999. pp. 111 -118LARROSA, Jorge. Sobre a lição. IN: Pedagogia Profana.Contrabando: Porto Alegre, 1998.

_______________. La experiencia de la lectura ”“Estudios sobre literatura e formacion. Barcelona: Editorial Laertes, 2ª ed., 1998

_______________. Pedagogia Profana.Tradução de Alfredo Veiga Neto. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

LEAL, Bernardina. Filosofia com crianças: uma incursão. In KOHAN, Walter, LEAL, Bernardina, TEIXEIRA, Álvaro (orgs.) Filosofia na Escola Pública. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p. 88-116.

LEITE, César Donizette Pereira. Escritas e sujeitos: histórias de inter-constituição. Taubaté, Cabral. Ed. Universitária, 1998, p. 50.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. São Paulo, Cortez, 1994 ”“(Coleção magistério 2º grau. Série formaçãodo professor)

MONTAIGNE. Ensaios ”“I. Cap. XXVI ”“Da educação das crianças. 1580, p. 82. In MIRIAM, Ana W. Caderno de textos ”“Módulo 1 ”“Fundamentos do ensino da filosofia. I Curso de especialização sobre ensino da filosofia ”“Níveis Fundamental e Médio. 2001.

MORAIS, Regis de. A sala de aula: que espaço é esse?Campinas, SP ”“7ª ed.: Papirus, 1994

PCN -Parâmetros Curriculares Nacionais./ Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997

PLATÃO. A República ”“Livro VII ”“A alegoria da Caverna. In MIRIAM, Ana W. Caderno de textos ”“Módulo 1 ”“Fundamentos do ensino da filosofia. I Curso de especialização sobre ensino da filosofia ”“Níveis Fundamental e Médio. 2001.

____________. Defesa de Sócrates. In: SÓCRATES.Os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1974. 1ª e 2ª edição.

SCHILDKNECHT, Christiane. Entre la ciencia y la literatura: formas literarias de la filosofia. In KOHAN, Walter e LEAL, Bernardina (orgs.) Filosofia para crianças Vol. IV, Ed. Voolume IV, pp113 -1999.

SILVA, Tomaz Tadeu da. (org.) Liberdades Reguladas.Petrópolis, RJ: Vozes, 1998

_____________. (org.) O sujeito da Educação. Estudos Foucaultianos. Petrópolis: Vozes, 1994.

VOLKER, Paulo. Filosofia e Literatura ou as relações perigosas. In: KOHAN e LEAL, Filosofia para CriançasVol. IV, 1999, pp. 139 ”“146

WONSOVICZ, Silvio. In Filosofia para crianças em debate, Vol IV, Cap. 23. Ed. Vozes, Brasília/DF, 1999, p.260.

ZAMBRANO, Maria. A Metáfora do Coração. Tradução de José Bento. 2ª Ed. Assírio &Alvim. 2000, pp.19.

___________ . Hacia um saber el alma. Madrid: Alianza, 2000.

___________ . Clareiras do Bosque.Lisboa: Antropos, 2000.

Downloads

Como Citar

Silva, R. L. G. da, Moreira, R. T., Oliveira, S. M. de, & Costa, S. P. da. (2011). Um olhar sobre o trabalho com textos a partir do pensar filosófico. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (1). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i1.3790

Edição

Seção

Comunicações