A Filosofia na escola reprodutora

Autores

  • Karyne Quintella
  • Rui Carlos Mayer

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i1.3787

Palavras-chave:

Filosofia da Educação., Ideologia, Escola, Filosofia da Educação

Resumo

Nas diversas contribuições à Filosofia do Ensino e da Educação "encontra-se”Ÿ, perdida e quase esquecida, aquela do filósofo francês Louis Althusser: sua teoria e crítica da Ideologia (e da Reprodução). Freqüentemente recusado por ser mal entendido (e se fosse bem entendido, talvez mesmo fosse proibido!), o pensamento de Althusser, embora merecendo críticas que aqui não fazemos, mereceria também ser reconhecido em seu rigor e valor. Althusser estuda, critica, revisa e desenvolve o pensamento de Karl Marx, e o faz com originalidade; isto não é pouco. Althusser ensinou a, e pesquisou com Alain Badiou, influenciando profundamente o pensamento deste outro; e isto também não é pouco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos de Estado.Rio de Janeiro: Graal Editora, 2001.

CERLETTI, Alejandro & KOHAN, Walter. A Filosofia no Ensino Médio.Brasília: EditoraUnB, 1999.

CERLETTI, Alejandro. „Filosofia/Educação: os desafios políticos de uma relaçãocomplicada”Ÿ InKOHAN, Walter (Org.). Ensino de Filosofia”“Perspectivas.BeloHorizonte: Autêntica Editora, 2002.

LUCKESI, Carlos. Filosofia da Educação.São Paulo: Cortez Editora, 1994.

Downloads

Como Citar

Quintella, K., & Mayer, R. C. (2011). A Filosofia na escola reprodutora. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (1). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i1.3787

Edição

Seção

Comunicações