Aspectos educacionais do ensino de Filosofia
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i1.3774Resumo
A proposta de reflexão sobre os aspectos educacionais do ensino da filosofia nos coloca diante de uma pergunta que podemos formular nos seguinte termos: qual o papel da filosofia na formação das crianças, dos jovens, dos adultos? ou qual o valor educativo do discurso e da reflexão filosófica? Dessa forma, se coloca a questão sobre a prática de um discurso filosófico e seus efeitos educacionais sobre as pessoas que se iniciam nela. Vê-se, de início, que a dimensão da formação do indivíduo já está implicada em uma reflexão desse tipo na medida em que nos remetemos precisamente aos efeitos formativos da filosofia sobre o indivíduo que a pratica. Precisamos, nesse sentido, manter aberta a pergunta: o que é formar-se? e o que faz com que a filosofia seja algo formativo? Abordaremos essas perguntas percorrendo o caminho de algumas respostas dominantes apresentadas a essas questões ao mesmo tempo em que ressaltaremos os seus vínculos com as práticas correntes presentes nos modos de se ensinar filosofia hoje. Ressaltaremos, também, os vínculos que essas respostas possuem com um determinado conceito de formação e com uma determinada valoração e compreensão da vida no tempo. Em nossa trajetória, iremos nos aproximando de uma resposta que nos parece mais elucidativa.Downloads
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Referências
NIETZSCHE, F. Sobre el porvenir de nuestras escuelas. Barcelona : Tusquets, 1997.
____. Assim falou Zaratustra. Rio de Janeiro : Civilização Brasileira, 1998.
____. Ecce Homo. Madrid : Alianza, 1971.
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Como Citar
Zuben, M. V. (2011). Aspectos educacionais do ensino de Filosofia. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (1). https://doi.org/10.26512/resafe.v0i1.3774
Edição
Seção
Mesas