AUTONOMIA E MOTIVAÇÃO: DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v2i34.35134Palavras-chave:
Formação docente, autonomia, motivação, sofrimento, filosofiaResumo
Este artigo tem por objetivo demonstrar que o desenvolvimento da autonomia discente está diretamente ligado à motivação. Iniciamos com a análise de alguns autores, da tradição filosófica, sobre o tema do sofrimento. Depois, distinguimos o sofrimento criativo do sofrimento patogênico. Para analisar as causas e os efeitos deste segundo tipo de sofrimento utilizamos, em especial, a teoria da motivação de Christophe Dejours. Constata-se que há um grau elevado de sofrimento patogênico entre os discentes do ensino superior. Este fenômeno é resultado, dentre outros fatores, de se proporcionar tarefas que não estimulem a autonomia, nem a motivação, isto é, atividades que não são realizadoras, resultando num acúmulo de energia psíquica e, consequentemente, o surgimento de doenças psicológicas e psicossomáticas de atividades não realizadoras, que causam estresse negativo ou carga psíquica positiva.
Downloads
Referências
A DOUTRINA DE BUDA. Tradução Jorge Anzai e revisão Prof. Dr. Mario Ricardo Gonçalves (FFLCH-USP): São Paulo: Círculo do Livro, 1998.
ANDIFES. V Pesquisa do Perfil Socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições de federais de ensino superior brasileiras. Universidade Federal de Uberlândia, 2018.
ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Tradução Leonel Vallandro e Gerd Bornheim. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
BELCHIOR. Pé de Ypê. (canção). Objeto Direto (LP). Estilos MPB e Rock. Rio de Janeiro, Warner Music Brasil, 1980
DEJOURS, Ch. Psicodinâmica do trabalho: contribuições da escola dejouriana à análise da relação prazer, sofrimento e trabalho. São Paulo: Atlas, 1994.
___. Uma nova visão do sofrimento humano nas organizações. CHANLAT, Jean-François (Coordenador). O indivíduo na organização: dimensões esquecidas. Tradução: Ofélia de L. S. Tôrres. São Paulo: Atlas, 1996.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: sabres necessários da prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GATTI, B.. Didática e formação de professores: provocações. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1150 ”“ 1164, out./dez., 2017.
HERZBERG, F. Mais uma vez: como se faz para motivar funcionários? In: CODA, R., BERGA-MINI, C. Whitaker. Psicodinâmica da vida organizacional: motivação e liderança. São Paulo: Atlas, 1997.
NIETZSCHE, F. Genealogia da moral: uma polêmica. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2009.
___. A gaia ciência. Tradução Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.