EDUCAÇÃO, BIOÉTICA E CIDADANIA: APROXIMAÇÕES, CONVERGÊNCIAS E TRANSVERSALIDADES NA PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA

Autores

  • Nilo Agostini

DOI:

https://doi.org/10.26512/resafe.v0i29.21009

Palavras-chave:

Educação, Bioética, Cidadania, Saúde, Ética

Resumo

Este texto parte de uma investigação teórica buscando tecer as convergências e transversalidades entre educação, bioética e cidadania, através de algumas de suas interfaces. Parte do diálogo em construção entre os sujeitos ativos nestes campos. Assim, a educação investe no sujeito e, permeada pela ética, tece aproximações e identifica transversalidades com a bioética e a cidadania, apostando sempre na emergência do sujeito ético. Capaz de ação e reflexão ”“ ser da práxis ”“ este sujeito investe na transformação da realidade e de si mesmo. Faz da bioética um campo de diálogo que prima pela vida, com atenção à saúde pública. Foca a cidadania como construção histórica, na conquista, incorporação e consolidação de direitos, como é o da saúde. Investe na emancipação dos sujeitos e comunidades, capazes de uma autorreflexão crítica, de assumir compromissos históricos e de buscar alternativas no conjunto da vida social.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Agostini, N. (2018). EDUCAÇÃO, BIOÉTICA E CIDADANIA: APROXIMAÇÕES, CONVERGÊNCIAS E TRANSVERSALIDADES NA PERSPECTIVA DA TEORIA CRÍTICA. Revista Sul-Americana De Filosofia E Educação (RESAFE), (29), 102–115. https://doi.org/10.26512/resafe.v0i29.21009

Edição

Seção

Dossiê: "Teoria Crí­tica e Educação na atualidade: olhares plurais"