A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DOS ADOLESCENTES POBRES DE PERIFERIA NA ERA DA SOCIEDADE DE CONSUMO E DA INDÚSTRIA CULTURAL
DOI:
https://doi.org/10.26512/resafe.v0i29.21003Palavras-chave:
identidade, adolescentes pobres, consumo, indústria culturalResumo
O presente trabalho é decorrente do Projeto de Pesquisa Intervenção “Phenix ”“ a ousadia do renascimento do indivíduo-sujeito ”“ fase IV”, vinculado a Universidade Estadual de Maringá. As teorizações aqui realizadas partiram de encontros realizados entre graduandos e pós-graduandos de psicologia com adolescentes pauperizados de uma escola pública localizada na periferia de Maringá-PR, cujo foco foi propiciar uma reflexão crítica acerca do cotidiano desses adolescentes a partir de Psicanálise e de pressupostos da Teoria Crítica de Adorno. A princípio serão apresentadas nesse trabalho algumas considerações sobre os processos de identificação, adesão e reprodução de discursos totalizantes relacionados a ideias meritocráticas e patriarcalistas que foram discutidas com os adolescentes, com o intuito de desmistificar alguns modelos pré-formatados de família, de homem e de mulher impostos na sociedade contemporânea. Na sequência, serão realizadas breves considerações sobre as especificidades do adolescer dentro de um contexto pauperizado e significativamente marcado pelos imperativos do consumo, via indústria cultural.
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