A IDEOLOGIA NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO BRASILEIRO

ANÁLISE DE TEXTO EM LIVRO DIDÁTICO DE PBLA

Authors

Keywords:

Discurso;, Ideologia;, Identidade;, Livro Didático

Abstract

O presente artigo faz uma reflexão sobre a ideologia na construção identitária do brasileiro, no livro didático (LD) de Português Brasileiro como Língua Adicional (PBLA), a partir da análise do texto “O país e o Idioma”. Para tanto, trabalho com os conceitos de identidade e de ideologia sob uma perspectiva cognitiva, social e discursiva.  A análise do texto será feita considerando: os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso Crítica (ADC) de Fairclough (2001, 2003, 2006); de Thompson (1995) com os modos de operação da ideologia e de van Dijk (1998) com uma perspectiva sociocognitiva, que possibilitam análise das construções discursivas revestidas de ideologia. O artigo se configura em uma pesquisa de natureza qualitativa em que se privilegia a (re)interpretação. As análises permitem reflexão sobre as construções simbólicas ideológicas no discurso nacionalista, com vistas à reflexividade crítica sobre a formação de sentidos em LD de PBLA.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Larisse Lázaro Santos Pinheiro, Universidade de Brasília

Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Engajada com as novas tendências de ensino. É pesquisadora da área de Multimodalidade e Ensino de Língua Estrangeira.

Janaína de Aquino Ferraz, Universidade de Brasília

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), onde é professora na graduação em Letras Português do Brasil com Segunda Língua e na pós-graduação em Linguística.

References

COPE, B.; KALANTZIS, M. Introduction: Multiliteracies: the beginnings of an Idea. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.) Multiliteracies: literary learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000, p. 03-37.

DINIZ, L. R. A.; STRADIOTTI, L. M.; SCARAMUCCI, M. V. R. Uma análise panorâmica de livros didáticos de Português do Brasil para falantes de outras línguas. In: DIAS, R.; CRISTOVÃO, V. L. L. (Orgs.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. p. 265-304.

DELL’ISOLA R. L. P. Gêneros textuais em livros didáticos de português língua estrangeira: o que falta? In: DIAS R., CRISTOVÃO V. L. P. (Orgs.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas, SP: Mercado de letras, 2009. p. 99-120.

FAIRCLOUGH, N. Critical Discourse Analysis: papers in the critical study of language. London: Longman, 1995.
_______________. Discourse and social change. Cambridge: polity Press, 1992. Discurso e mudança social. Coord. Da trad. Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

_______________. Analysing Discourse: textual analysis for social reseach. London: Routledge, 2003.

_______________. Language and Globalization. London and New York: Routledge, 2006.

FERRAZ A. J. Multimodalidade e Formação Identitária: o Brasileiro em Materiais didáticos de Português Língua Estrangeira (PLE). In: VIEIRA, J. A. (et. al.). Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. p. 109-145.

_____________. 2011. A Multimodalidade no Ensino de Português como Segunda Língua: novas perspectivas discursivas críticas. 200 páginas. Tese de Doutorado em Linguística, Universidade de Brasília, Brasília.

GIDDENS, A. A trajetória do Eu. In: Modernidade e Identidade. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2002.

HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. 9ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

MAROUN, C. R. G. O texto multimodal no livro didático de português. In: VIEIRA, J. A. (et. al.). Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. p. 77-107.

PACHECO, D. G. L. C. Português para estrangeiros e os materiais didáticos: um olhar discursivo. Rio de janeiro: Programa de pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006, 335 p. Tese de Doutorado.

PONCE; BURIM; FLORISSI. Bem-vindo! A Língua Portuguesa no Mundo da Comunicação. São Paulo: Sbs, 2008.

RESENDE, V. de M.; RAMALHO, V. Análise do discurso crítica. 2ª ed.,2ª reimpressão ”“ São Paulo: Contexto, 2016.

SILVA, F. C. O. A representação da raça negra no Brasil ideologia e identidades. In: VIEIRA, J. A.; BENTO, A. L. (Orgs.). Discurso, Identidade e Gênero. Brasília: Movimento, 2015.

SILVA, T. T. da. Identidade e diferença. RJ: Vozes, 2000.

THOMPSON, J. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

VAN DIJK, T. A. Ideology: a multidisciplinar study. London: Sage, 1998.

Published

2017-12-29

How to Cite

PINHEIRO, Larisse Lázaro Santos; FERRAZ, Janaína de Aquino. A IDEOLOGIA NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO BRASILEIRO: ANÁLISE DE TEXTO EM LIVRO DIDÁTICO DE PBLA. Discurso em Cena, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 31–46, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redcen/article/view/7050. Acesso em: 11 dec. 2024.