O discurso midiático em framing
análise multimodal de texto jornalístico sobre a periferia de Brasília
Keywords:
Mídia, Periferia, Violência, EstigmatizaçãoAbstract
Este trabalho consiste em uma análise de recursos semióticos presentes em uma reportagem jornalística sobre a cidade de Ceilândia, no Distrito Federal. O objetivo deste trabalho é fazer a leitura de elementos visuais que operam na construção de sentidos ideológicos. A análise crítica do site ancora-se nos estudos de Fairclough (2003, 2010) para descrever elementos discursivos que operam na construção de sentido. O estudo analisou também a estrutura da plataforma, bem como as imagens sob a perspectiva da Multimodalidade proposta dos teóricos Günther Kress e Theo van Leeuwen em sua Gramática Visual (2006); dos estudos dos clusters propostos por Baldry e Thibault (2006); e do texto, em que se recorre à proposta de Halliday (1994) e de sua Gramática Sistêmico-Funcional.
Downloads
References
ALMEIDA, D. B. L. Do texto à s imagens: As Novas Fronteiras do Letramento Visual. In: PEREIRA, Regina Celi; ROCCA, Pilar (Orgs). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 173-202.
CODEPLAN. Pesquisa distrital por amostra de domicílios: Ceilândia - 2010/2011. Brasília: Codeplan, 2011.
FARIA, Ricardo. Cidade mais populosa do DF, Ceilândia sofre com violência e insegurança. In: Correio Braziliense. 2017. Disponível em: . Acesso em: 9 set. 2017.
BALDRY, A.; THIBAULT, P. J. Multimodal Transcription and Text Analysis: a multimedia toolkit and coursebook. London: Equinox, 2006.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Tradução Vera Maria Xavier dos Santos. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
FAIRCLOUGH, Norman. Analysing Discourse: Textual Analysis for social research. Londres: Routlegde, 2003.
FAIRCLOUGH, Norman. Critical Discourse Analysis: The Critical Study of Language. 2nd. ed. UK: Pearson Education, 2010.
FAIRCLOUGH, Norman. Discurso e mudança social. Brasília: UnB, 2001.
FERRAZ, Janaína de Aquino. A multimodalidade no ensino de português como segunda língua: novas perspectivas discursivas críticas. 2011. 200 f. Tese (Doutorado em Linguística)-Universidade de Brasília, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Brasília: UnB, 2011.
GODOY, Camila. Padrão de leitura: Z x F. Io! Comunica. 2017. Disponível em: . Acesso em: 24 nov. 2017.
HALLIDAY, M.A.K. An Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1994.
HALLIDAY, M.A.K.; MATHIESSEN, C. M. I. M. Introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 2004.
JEWITT, Carey; OYAMA, Rumiko. Visual Meaning: A Social Semiotic Approach. In: VAN LEEUWEN, Theo; JEWITT, Carey (orgs.). Handbook of Visual Analysis. London: Sage, 2001, p. 134-155.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Multimodal Discourse: The modes and media of contemporary communication.London: Arnold, 2001.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2006.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. London: Routledge, 1996.
PEREIRA, V. C. A caixa d'água da Ceilândia e o reconhecimento da memória dos construtores de Brasília. II SEMINÁRIO INTERNACIONAL EM MEMÓRIA SOCIAL, Rio de Janeiro, 2016. Anais... Rio de Janeiro, 2016.
PINHEIRO, Larisse Lázaro Santos. Muito além das palavras: análise de textos multimodais em livros didáticos de espanhol. 2016. 130 f. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada)-Universidade de Brasília, Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, Brasília, 2016.
SHAKESPEARE, William. Hamlet, Rei Lear, Macbeth. Tradução Bárbara Heliodora. São Paulo: abril, 2010. (Clássicos Abril Coleções, v. 10)
SILVA, Denize Elena Garcia. A gramática da pobreza em práticas discursivas de atores sociais: uma perspectiva crítica. In: PINTO, J. P.; FABRÃCIO, B. F. (Orgs.). Exclusão social e microrresistências: a entralidade das práticas discusivo-identitárias. Goiânia: Cânone Editorial, 2013. p. 88-111.
TAVARES, B. L. Na quebrada, a parceria é mais forte - Juventude hip hop: relacionamento e estratégias contra a discriminação na periferia do Distrito Federal. 2009. 150f. Tese (Doutorado)- Departamento de Sociologia. Universidade de Brasília. Brasília: UnB, 2009.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores/as que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores/as mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores/as têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores/as têm permissão e são estimulados/as a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado