A IDEOLOGIA NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO BRASILEIRO
ANÁLISE DE TEXTO EM LIVRO DIDÁTICO DE PBLA
Palavras-chave:
Discurso;, Ideologia;, Identidade;, Livro DidáticoResumo
O presente artigo faz uma reflexão sobre a ideologia na construção identitária do brasileiro, no livro didático (LD) de Português Brasileiro como Língua Adicional (PBLA), a partir da análise do texto “O país e o Idioma”. Para tanto, trabalho com os conceitos de identidade e de ideologia sob uma perspectiva cognitiva, social e discursiva. A análise do texto será feita considerando: os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso Crítica (ADC) de Fairclough (2001, 2003, 2006); de Thompson (1995) com os modos de operação da ideologia e de van Dijk (1998) com uma perspectiva sociocognitiva, que possibilitam análise das construções discursivas revestidas de ideologia. O artigo se configura em uma pesquisa de natureza qualitativa em que se privilegia a (re)interpretação. As análises permitem reflexão sobre as construções simbólicas ideológicas no discurso nacionalista, com vistas à reflexividade crítica sobre a formação de sentidos em LD de PBLA.
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