A IDEOLOGIA NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO BRASILEIRO

ANÁLISE DE TEXTO EM LIVRO DIDÁTICO DE PBLA

Autores

Palavras-chave:

Discurso;, Ideologia;, Identidade;, Livro Didático

Resumo

O presente artigo faz uma reflexão sobre a ideologia na construção identitária do brasileiro, no livro didático (LD) de Português Brasileiro como Língua Adicional (PBLA), a partir da análise do texto “O país e o Idioma”. Para tanto, trabalho com os conceitos de identidade e de ideologia sob uma perspectiva cognitiva, social e discursiva.  A análise do texto será feita considerando: os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso Crítica (ADC) de Fairclough (2001, 2003, 2006); de Thompson (1995) com os modos de operação da ideologia e de van Dijk (1998) com uma perspectiva sociocognitiva, que possibilitam análise das construções discursivas revestidas de ideologia. O artigo se configura em uma pesquisa de natureza qualitativa em que se privilegia a (re)interpretação. As análises permitem reflexão sobre as construções simbólicas ideológicas no discurso nacionalista, com vistas à reflexividade crítica sobre a formação de sentidos em LD de PBLA.

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Biografia do Autor

Larisse Lázaro Santos Pinheiro, Universidade de Brasília

Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Engajada com as novas tendências de ensino. É pesquisadora da área de Multimodalidade e Ensino de Língua Estrangeira.

Janaína de Aquino Ferraz, Universidade de Brasília

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), onde é professora na graduação em Letras Português do Brasil com Segunda Língua e na pós-graduação em Linguística.

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

PINHEIRO, Larisse Lázaro Santos; FERRAZ, Janaína de Aquino. A IDEOLOGIA NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO BRASILEIRO: ANÁLISE DE TEXTO EM LIVRO DIDÁTICO DE PBLA. Discurso em Cena, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 31–46, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redcen/article/view/7050. Acesso em: 12 nov. 2024.