A IDEOLOGIA NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO BRASILEIRO

ANÁLISE DE TEXTO EM LIVRO DIDÁTICO DE PBLA

Autores

Palavras-chave:

Discurso;, Ideologia;, Identidade;, Livro Didático

Resumo

O presente artigo faz uma reflexão sobre a ideologia na construção identitária do brasileiro, no livro didático (LD) de Português Brasileiro como Língua Adicional (PBLA), a partir da análise do texto “O país e o Idioma”. Para tanto, trabalho com os conceitos de identidade e de ideologia sob uma perspectiva cognitiva, social e discursiva.  A análise do texto será feita considerando: os pressupostos teóricos e metodológicos da Análise do Discurso Crítica (ADC) de Fairclough (2001, 2003, 2006); de Thompson (1995) com os modos de operação da ideologia e de van Dijk (1998) com uma perspectiva sociocognitiva, que possibilitam análise das construções discursivas revestidas de ideologia. O artigo se configura em uma pesquisa de natureza qualitativa em que se privilegia a (re)interpretação. As análises permitem reflexão sobre as construções simbólicas ideológicas no discurso nacionalista, com vistas à reflexividade crítica sobre a formação de sentidos em LD de PBLA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larisse Lázaro Santos Pinheiro, Universidade de Brasília

Doutoranda em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre em Linguística Aplicada pela mesma instituição. Engajada com as novas tendências de ensino. É pesquisadora da área de Multimodalidade e Ensino de Língua Estrangeira.

Janaína de Aquino Ferraz, Universidade de Brasília

Doutora em Linguística pela Universidade de Brasília (UnB), onde é professora na graduação em Letras Português do Brasil com Segunda Língua e na pós-graduação em Linguística.

Referências

COPE, B.; KALANTZIS, M. Introduction: Multiliteracies: the beginnings of an Idea. In: COPE, B.; KALANTZIS, M. (Ed.) Multiliteracies: literary learning and the design of social futures. London: Routledge, 2000, p. 03-37.

DINIZ, L. R. A.; STRADIOTTI, L. M.; SCARAMUCCI, M. V. R. Uma análise panorâmica de livros didáticos de Português do Brasil para falantes de outras línguas. In: DIAS, R.; CRISTOVÃO, V. L. L. (Orgs.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2009. p. 265-304.

DELL’ISOLA R. L. P. Gêneros textuais em livros didáticos de português língua estrangeira: o que falta? In: DIAS R., CRISTOVÃO V. L. P. (Orgs.). O livro didático de língua estrangeira: múltiplas perspectivas. Campinas, SP: Mercado de letras, 2009. p. 99-120.

FAIRCLOUGH, N. Critical Discourse Analysis: papers in the critical study of language. London: Longman, 1995.
_______________. Discourse and social change. Cambridge: polity Press, 1992. Discurso e mudança social. Coord. Da trad. Izabel Magalhães. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.

_______________. Analysing Discourse: textual analysis for social reseach. London: Routledge, 2003.

_______________. Language and Globalization. London and New York: Routledge, 2006.

FERRAZ A. J. Multimodalidade e Formação Identitária: o Brasileiro em Materiais didáticos de Português Língua Estrangeira (PLE). In: VIEIRA, J. A. (et. al.). Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. p. 109-145.

_____________. 2011. A Multimodalidade no Ensino de Português como Segunda Língua: novas perspectivas discursivas críticas. 200 páginas. Tese de Doutorado em Linguística, Universidade de Brasília, Brasília.

GIDDENS, A. A trajetória do Eu. In: Modernidade e Identidade. Trad. Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2002.

HALL, S. A Identidade Cultural na Pós-modernidade. 9ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

MAROUN, C. R. G. O texto multimodal no livro didático de português. In: VIEIRA, J. A. (et. al.). Reflexões sobre a língua portuguesa: uma abordagem multimodal. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007. p. 77-107.

PACHECO, D. G. L. C. Português para estrangeiros e os materiais didáticos: um olhar discursivo. Rio de janeiro: Programa de pós-graduação em Letras, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2006, 335 p. Tese de Doutorado.

PONCE; BURIM; FLORISSI. Bem-vindo! A Língua Portuguesa no Mundo da Comunicação. São Paulo: Sbs, 2008.

RESENDE, V. de M.; RAMALHO, V. Análise do discurso crítica. 2ª ed.,2ª reimpressão ”“ São Paulo: Contexto, 2016.

SILVA, F. C. O. A representação da raça negra no Brasil ideologia e identidades. In: VIEIRA, J. A.; BENTO, A. L. (Orgs.). Discurso, Identidade e Gênero. Brasília: Movimento, 2015.

SILVA, T. T. da. Identidade e diferença. RJ: Vozes, 2000.

THOMPSON, J. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

VAN DIJK, T. A. Ideology: a multidisciplinar study. London: Sage, 1998.

Downloads

Publicado

2017-12-29

Como Citar

PINHEIRO, Larisse Lázaro Santos; FERRAZ, Janaína de Aquino. A IDEOLOGIA NA CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DO BRASILEIRO: ANÁLISE DE TEXTO EM LIVRO DIDÁTICO DE PBLA. Discurso em Cena, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 31–46, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redcen/article/view/7050. Acesso em: 6 maio. 2024.