A NARRATIVA PUBLICITÁRIA

ENFOQUE NA TEXTURA E RELAÇÕES COESIVAS NUM VÍDEO DA COCA-COLA

Autores

  • Carminda Silvestre Instituto Politécnico de Leiria
  • Gorete Marques Instituto Politécnico de Leiria

Palavras-chave:

Coesão;, Narrativa Publicitária;, Multimodalidade;, Publicidade;, Branding

Resumo

Tendo como enquadramento teórico o estudo do género de Martin e Rose (2008), a coesão, baseada em Halliday e Hassan (1976) e a Semiótica Social (Kress e Van Leeuwen, 1996, 2006; Van Leeuwen, 2005),  iremos, no presente artigo, analisar a narrativa publicitária instanciada pelas estruturas esquemáticas e a respectiva coesão textual, identificando e explicando os mecanismos semiótico-discursivos que instanciam a continuidade de sentido entre diferentes elementos ao nível da superfície do texto multimodal. Para tal, selecionámos um vídeo publicitário da Coca-Cola, lançado em Portugal, em 2015, que cria uma narrativa cujo enredo pretende naturalizar as mudanças nas representações da família-tipo. A partir desse vídeo, identificamos e analisamos os diferentes recursos que contribuem para as relações coesivas no âmbito dos modos verbal e visual. Como estratégias semiótico-discursivas promovidas pela marca neste corpus, salienta-se, no modo verbal, em termos da metafunção textual, recursos léxico-gramaticais, nomeadamente a referência e a repetição e, no modo visual, no âmbito dos significados composicionais, fundamentalmente a repetição e o Valor da Informação, explicando os recursos coesivos nas suas relações intersemióticas.

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Biografia do Autor

Carminda Silvestre, Instituto Politécnico de Leiria

Professora Coordenadora no Instituto Politécnico de Leiria.  Nas suas actividades profissionais interagiu com 18 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Gorete Marques, Instituto Politécnico de Leiria

Professora Adjunta no Instituto Politécnico de Leiria. Possui 37 itens de produção técnica. Recebeu 1 prémio e/ou homenagem. Actua na área de Línguas e Literaturas Nas suas actividades profissionais interagiu com 18 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos.

Referências

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Publicado

2017-12-29

Como Citar

SILVESTRE, Carminda; MARQUES, Gorete. A NARRATIVA PUBLICITÁRIA: ENFOQUE NA TEXTURA E RELAÇÕES COESIVAS NUM VÍDEO DA COCA-COLA. Discurso em Cena, [S. l.], v. 1, n. 1, p. 1–18, 2017. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/redcen/article/view/7048. Acesso em: 12 nov. 2024.