Uma Teoria do Direito e da Informação

Direitos Autorais, Baços, Chantagem e Venda de Informações Privilegiadas

Autores

  • James Boyle Duke Law School

Palavras-chave:

Teoria do Direito e da Informação. Direito Autoral. Informação Privilegiada. Regulação da Informação. Era da Informação.

Resumo

[Propósito] Neste artigo, o Professor Boyle realiza uma análise do tratamento da lei em relação à informação em quatro áreas aparentemente díspares: direitos autorais, informação genética, chantagem e venda de informação privilegiada. Ele argumenta que questões de regulação da informação, mercantilização e acesso são moldadas por dois processos negligenciados de construção interpretativa.

[Metodologia/abordagem/design] Primeiro, tais questões frequentemente são decididas ao serem categorizadas em estereótipos implicitamente contraditórios de informação "pública" ou "privada". Esses estereótipos conflitantes têm suas raízes em pressupostos básicos sobre política, mercado e privacidade em um Estado Liberal. Segundo, o Professor Boyle argumenta que a tensão entre esses estereótipos frequentemente é aparentemente resolvida pelo uso de uma imagem sedutora: o autor romântico cujo gênio original e transformador justifica a propriedade privada e alimenta o debate público.

[Resultados] A sabedoria convencional, os tribunais e até mesmo os analistas econômicos são mais propensos a favorecer a concessão de direitos de propriedade sobre a informação quando ao controlador dessa informação podem ser atribuídas de forma convincente as qualidades de: originalidade, criatividade e individualidade, atributos definidores da autoria romântica. Isso é possível no domínio dos direitos autorais e para manipuladores, senão fontes, de informação genética. Chantagistas e informantes não são facilmente encaixados no molde do autor romântico e são classificados, em vez disso, como transgressores contra, respectivamente, os estereótipos "privados" e "públicos" da informação.

[Implicações práticas] O artigo conclui avaliando o impacto dos estereótipos implícitos na política da "era da informação".

[Originalidade/relevância do texto] O Professor Boyle argumenta que a ênfase na ideologia da autoria pode ser tão importante para uma sociedade da informação quanto às noções de liberdade contratual e trabalho assalariado foram para uma sociedade industrializada anterior. Esta ideologia de autoria, Professor Boyle afirma, com sua tendência a desvalorizar as reivindicações das fontes e do público, tem o potencial de ter fortes efeitos prejudiciais sobre a estrutura política e econômica da “era da informação”.

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Biografia do Autor

James Boyle, Duke Law School

James Boyle is William Neal Reynolds Professor of Law at Duke Law School and founder of the Center for the Study of the Public Domain. He has also taught at American University, Yale, Harvard, Boston University, and the University of Pennsylvania Law School. He was one of the original Board Members, and eventually the Chairman of the Board, of Creative Commons. He is the editor of Critical Legal Studies, Collected Papers on the Public Domain and Cultural Environmentalism @ 10 (with Larry Lessig). E-mail: Boyle@law.duke.edu.

Referências

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Publicado

2025-05-01

Como Citar

BOYLE, James. Uma Teoria do Direito e da Informação: Direitos Autorais, Baços, Chantagem e Venda de Informações Privilegiadas. Journal of Law and Regulation, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 1–163, 2025. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rdsr/article/view/58078. Acesso em: 12 dez. 2025.