Economia movida a dados e o papel das plataformas digitais

Autores

Palavras-chave:

plataformas digitais, big data, big analytics, algoritmo, gatekeepers.

Resumo

[Propósito] O objetivo do presente artigo é refletir sobre o papel das grandes plataformas digitais na economia, na sociedade e na política.

[Metodologia/abordagem/design] Para a construção do texto promover-se-á pesquisa da literatura que trata sobre o protagonismo assumido por grandes plataformas digitais, bem como análise de estudos empíricos já desenvolvidos sobre as consequências dos comportamentos assumidos por esses agentes.

[Resultados] As recentes e profundas transformações da economia mundial, especialmente em virtude do advento da internet e das tecnologias da informação, levaram as plataformas digitais a se tornarem grandes gatekeepers informacionais e de conexão, apresentando consequências em diversas searas sociais.

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Biografia do Autor

Bertrand Wanderer, ANATEL

Servidor público federal. Chefe de Assessoria no Gabinete do Conselheiro Gustavo Augusto Freitas de Lima no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE). Doutorando e Mestre em Direito pela Universidade de Brasília. Pós-graduado em Ordem Jurídica e Ministério Público pela Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Graduado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília. Endereço: SQS 404 Bloco B Apto. 303 – Asa Sul – Brasília/DF – CEP: 70.238-020. E-mail: wanderer.bertrand@gmail.com.

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Publicado

2023-09-06

Como Citar

WANDERER, Bertrand. Economia movida a dados e o papel das plataformas digitais. Journal of Law and Regulation, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 22–43, 2023. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rdsr/article/view/43231. Acesso em: 28 abr. 2024.