A (DES)GRAÇA DA PIADA
Resumo
A partir de epistemologia linguística que versa sobre a materialidade dos discursos e dos aportes dos Estudos Feministas, este trabalho tem como objetivos apresentar os aspectos linguísticos estruturais que organizam o gênero piada; analisar o corpus oral extraído de um programa de televisão; e discutir o resultado propondo repensar os limites do humor sob a luz de um compromisso ético da liguagem.Downloads
Referências
BENTO, Berenice. A reinvenção do corpo: sexualidade e gênero na experiência transexual. Rio de Janeiro: Garamond, 2006.
BENVENISTE, Emile. 1958. Da Subjetividade na linguagem. In: Problemas de Linguística Geral I. Tradução: Maria da Glória Novak e Maria Luiza Neri. Campinas, SP: Pontes e Editora da Unicamp, 1988, p. 284-93.
BORGES, Eliana Maria e FREITAS, Sonia Maria Pereira. Análise de texto humorístico: as piadas. Disponível em: <http://www.filologia.org.br/viiicnlf/anais/caderno05-05.html>.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. 11. ed. Rio de Janeiro: Graal, 1993.
GUIMARÃES, Thayse Figueira. A Construção performativa do gênero e da sexualidade nas práticas discursivas de uma lan house. Dissertação de Mestrado em Lingüística Aplicada. Rio de Janeiro: UFRJ, Departamento de Letras, Linguística Aplicada, 2009, p.191.
JAKOBSON, Roman. Linguística e Comunicação. São Paulo, Cultrix, 2005.
NAVARRO-SWAIN, Tania. Identidade nômade : heterotopias de mim. Disponível em: <http://tanianavarroswain.com.br/chapitres/bresil/heterotopias%20de%20mim.htm>.
OTTONI, Paulo. John Langshaw Austin e a Visão Performativa da Linguagem. In: D.E.L.T.A., 18:1, 2002 (117-143).
PIOVEZANI FILHO, Carlos. Políticas da voz no discurso político: efeitos da substância da expressão no horário de propaganda eleitoral gratuita. Soletras, Ano VII, N° 13. São Gonçalo: UERJ, 106 jan./jun.2007.
POSSENTI, Sírio. Os Humores da Língua: Análises Lingüísticas De Piadas. Campinas: Mercado das Letras, 1998.
SAUSSURE, Ferdinand. de (1969). Curso de lingüística geral. São Paulo: Cultrix, Capítulos III e IV da Introdução; Capítulos I, II e III da Primeira Parte; Capítulos III, IV e V da Segunda Parte. 28.
SAMPAIO, Inês Sílvia Vitorino. Conceitos e modelos da comunicação. Ciberlegenda Número 5, 2001. Disponível em: www.uff.br/mestcii/ines1.h
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).