Cosmologia e escatologia: uma análise de eventos na interface do tempo e sua negação

Autores

  • Ana Maria Correa Moreira da Silva Universidade de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.26512/2358-82842024e58971

Palavras-chave:

Cosmologia, Escatologia Cristã, Morte, Tempo, Eternidade

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar filosoficamente eventos que desafiam o conceito de temporalidade, por sua ocorrência significar a criação ou a eliminação do próprio tempo. Exemplos são encontrados no campo da cosmologia e da escatologia cristã, como o surgimento do universo e a morte de um indivíduo, que acontecem nos limites do primeiro e do último instante de uma série temporal, respectivamente. Trata-se de eventos que têm lugar com o tempo, e não no tempo, por seu caráter radical de irrupção ou ruptura. No caso da cosmologia, temos o surgimento do universo, de acordo com a teoria padrão do Big Bang, assim como o Argumento Cosmológico Kalam, que defende uma causa primeira para a existência do universo, baseado na impossibilidade de um regresso temporal infinito. O argumento pressupõe o começo absoluto do universo, juntamente com o tempo, através de sua criação ex nihilo por um Deus atemporal. E no caso da escatologia cristã, temos a Teoria da Ressurreição na Morte, que preconiza que a ressurreição individual ocorre imediatamente com a morte, pois esta significa a passagem para a eternidade atemporal. A teoria implica a simultaneidade de todos os eventos escatológicos – morte, ressurreição e Juízo Final –, desde a perspectiva eterna, com base na incomensurabilidade entre as dimensões do tempo e da eternidade. A natureza comum desses dois eventos singulares da cosmologia e da escatologia revela aspectos interessantes da interface entre o tempo e sua negação, que serão investigados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRÜNNER, Emil (1965). Das Ewige als Zukunft und Gegenwart. München: Siebenstern Taschenbuch Verlag.

COPAN, Paul & William L. Craig (Eds.) (2019). The Kalam Argument. Philosophical Arguments for the Finitude of the Past. New York: Bloomsbury Publishing Inc.

CRAIG, William L. & James D. Sinclair (2009). “The Kalam cosmological argument” in The Blackwell Companion to Natural Theology, by W. L. Craig and J. P. Moreland (Eds.). Oxford: Blackwell Publishing: 101-201.

FEINER, Johannes & Loehrer, Magnus (Orgs.) (1985). Mysterium Salutis – Do Tempo para a Eternidade, 3. A Escatologia. Petrópolis: Ed. Vozes.

FOX, Rory. Time and Eternity in Mid-Thirteenth Century Thought. (2006). New York: Oxford University Press.

GRESHAKE, Gisberg & Gerhard Lohfink (1975). Naherwartung, Auferstehung, Unsterblichkeit. Untersuchungen zur christilichen Eschatologie. Quaestiones Disputatae (QD) 71. Freiburg: Herder.

JAMMER, Max (2006). Concepts of simultaneity. From Antiquity to Einstein and beyond. Baltimore: The John Hopkins University Press.

KANT, Immanuel (2015). Crítica da Razão Pura. Tradução de Fernando Costa Mattos. 4.ed. Petrópolis: Ed. Vozes.

LE POIDEVIN, Robin. (2003). Travels in Four Dimensions. The Enigmas of Space and Time. Oxford: Oxford University Press.

NEWTON-SMITH, William H. (1984). The Structure of Time. London: Routledge & Kegan Paul.

RATZINGER, Joseph (1988). Eschatology: Death and Eternal Life. Washington: The Catholic University of American Press.

RUIZ DE LA PEÑA, Juan Luis (1979). La Otra Dimensión. Escatología Cristiana. Madrid: Sal Terrae.

SUSIN, Luiz Carlos (2018). O Tempo e a Eternidade: A Escatologia da Criação. Petrópolis: Ed. Vozes.

YATES, Stephen (2017). Between Death and Resurrection. A Critical Response to Recent Catholic Debate Concerning the Intermediate State. New York: Bloomsbury Publishing Inc.

Downloads

Publicado

2025-10-07

Como Citar

Correa Moreira da Silva, A. M. (2025). Cosmologia e escatologia: uma análise de eventos na interface do tempo e sua negação. Revista Brasileira De Filosofia Da Religião, 11(1). https://doi.org/10.26512/2358-82842024e58971

Edição

Seção

Dossiê Religião e Cultura: Deus na Sociedade Pluralista I