Sistemas de referências, práticas epistêmicas e teísmo cristão

Autores

  • Nicola Salvatore Unisinos

DOI:

https://doi.org/10.26512/2358-82842023e55224

Palavras-chave:

Wittgenstein, hinges

Resumo

Neste artigo, seguindo e desenvolvendo alguns dos insights de Wittgenstein sobre a religião e a estrutura da razão, pretendo defender a tese segundo a qual as crenças religiosas são complexos sistemas de referência que orientam tanto o jeito de pensar avaliar o mundo quanto o jeito de agir do crente religioso. Uma das consequências promissoras dessa abordagem e que pode nos ajudar a enfrentar o desafio do Evidencialismo clássico contra as crenças religiosas. Segundo a crítica evidencialista, crenças religiosas, como por exemplo a crença na Ressurreição de Cristo ou na existência e natureza trinitária do Deus do teísmo cristão, seriam epistemicamente irracionais, já que não são baseadas em evidências ou razões. Utilizando algumas das ideias apresentadas por Wittgenstein em On Certainty e as propostas anticéticas “wittgensteinianas “do Duncan Pritchard e do Crispin Wright, pretendo mostrar que o desafio evidencialista é completamente equivocado. Isso porque, desenvolvendo alguma das teses oferecidas nesses trabalhos, pretendo mostrar que tanto as nossas práticas epistêmicas quanto os “sistemas de referência religiosos” são baseadas em “hinges”, ou dobradiças que não precisam e nem podem ser suportadas por evidências ou razões. Logo, temos o “direito racional” de acreditar nessas dobradiças, se não há nenhuma evidência contra elas e se para aceitá-las for necessário participar de uma prática suficientemente valiosa para nós. Na parte final deste trabalho, afirmo que temos o “direito racional “de acreditar nas “hinges” do Catolicismo, já que as crenças desses “sistemas de referência religiosos” não contradizem nenhuma das nossas práticas epistêmicas.  

 

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Publicado

2025-06-18

Como Citar

Salvatore, N. (2025). Sistemas de referências, práticas epistêmicas e teísmo cristão. Revista Brasileira De Filosofia Da Religião, 10(2). https://doi.org/10.26512/2358-82842023e55224

Edição

Seção

Dossiê do X Congresso da ABFR: O futuro da filosofia da religião III