HENRI BERGSON, PIETRO UBALDI E A EXPERIÊNCIA MÍSTICA DO AMOR DE DEUS

Autores

  • Alexsandro Melo Medeiros Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Misticismo, Deus, Amor

Resumo

Para o filósofo francês, Henri Bergson, a experiência mística é uma experiência intensificada pela presença do élan vital que, em última instância, é definido como sendo “o próprio amor de Deus, se não for Deus mesmo”. Em sua teoria evolucionista, Bergson postula o conceito de élan vital, bastante discutido na obra A Evolução Criadora e retomado na obra As Duas Fontes da Moral e da Religião. O misticismo é uma experiência em que o ser humano sente profundamente o elán da vida: uma energia que coincide com o Amor que emana do próprio Deus. De modo semelhante, o filósofo italiano Pietro Ubaldi, que também é evolucionista, considera a Ascese Mística (título de uma das obras de Ubaldi) como um caminho que nos conduz a Deus e nos faz perceber intimamente a Sua presença pois, conforme afirma o autor: “Deus está no fundo do coração humano, como pressentimento de todas as ascensões”. Desta forma, o objetivo deste artigo consiste em estabelecer uma análise comparativa entre os dois filósofos analisando o fenômeno místico como uma experiência direta do amor de Deus. Como metodologia adotamos a pesquisa bibliográfica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. Tradução coordenada e revista por Alfredo Bosi. 5. ed. revista e ampliada. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

BERGSON, Henri. A Evolução Criadora. Tradução Bento Prado Neto. São Paulo: Martins Fontes, 2005. (Coleção Tópicos).

____. As Duas Fontes da Moral e da Religião. Tradução de Nathanael C. Caixeiro. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1978.

BINGEMER, Maria Clara. Mística na Contemporaneidade: impactos sobre a antropologia e a teologia. In: PINHEIRO, Marcus Reis; BINGEMER, Maria Clara; CAPPELLI, Márcio (orgs.). Mística e Ascese: da tradição platônica à contemporaneidade. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio; Petrópolis: Vozes, 2020.

BONADIO, Gilberto B. Moral: vida e emoção. Kínesis, (5)10, p. 84-100, dez., 2013.

Disponível em: <http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/kinesis/article/view/4534>. Acesso em 20 mar. 2022.

DELEUZE, Gilles. O Bergsonismo. Tradução Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 14, 1999.

FARIA, Marco Antônio B. Vida e Criação: a Religião em Bergson. Dissertação (Mestrado em Ciências da Religião), UFJF, Juiz de Fora, 2009.

GOUHIER, Henri. Bergson et le Christ des Evangiles. Paris: Arthème Fayard, 1961.

PRADO JÚNIOR, Bento. Presença e campo transcendental. São Paulo: EDUSP, 1989.

ROCHAMONTE, Catarina. Élan Vital e experiência mística: a intuição bergsoniana entre filosofia e espiritualidade. Anais do VII Seminário de Pós-Graduação em Filosofia da UFSCar, 2011. Disponível em: . Acesso em: 15 mar. 2022.

____. Henri Bergson: mística e método. Paralellus, Recife, (7)14, p. 99-115, jan./abr. 2016. Disponível em: <https://www1.unicap.br/ojs/index.php/paralellus/article/download/629/807>. Acesso em: 15 mar. 2022.

SILVA, Manuel Emygdio da. O Gênio de Ubaldi e a Evolução da Humanidade (colóquios e correspondências). Brasília: Ontoletras, 2015.

TREVISAN, Murilo Rubens. O valor filosófico do misticismo. São João da cruz: aproximações bergsonianas. Síntese – Revista de Filosofia, (30)96, 2003: 65-83. Disponível em: <http://www.faje.edu.br/periodicos/index.php/Sintese/article/view/508>. Acesso em: 27 mar. 2022.

UBALDI, Pietro. Grandes Mensagens. Tradução de Clóvis Tavares. Campos dos Goytacazes-RJ: Instituto Pietro Ubaldi, 2012. (Obras completas de Pietro Ubaldi, v. 1)

UBALDI, Pietro. A Grande Síntese: Síntese e Solução dos Problemas da Ciência e do Espírito. Tradução de Carlos Torres Pastorino e Paulo Vieira da Silva. 24 ed. Campos dos Goytacazes-RJ: Instituto Pietro Ubaldi, 2017. (Obras completas de Pietro Ubaldi, v. 2)

UBALDI, Pietro. Ascese Mística. Tradução de Rubens C. Romanelli, Clóvis Tavares e Jerônimo Monteiro. 5 ed. Rio de Janeiro: Fraternidade Francisco de Assis, 1993. (Obras completas de Pietro Ubaldi, v. 4)

UBALDI, Pietro. A Descida dos Ideais. Tradução de Manuel Emygdio da Silva. 3. ed. Campos dos Goytacazes, RJ: Fraternidade Francisco de Assis, 1995. (Obras completas de Pietro Ubaldi, v. 21)

ZENI, Tiago. Mística e Ação em Bergson: a experiência mística como fonte de ação

transformadora da humanidade. Dissertação (Mestrado em Filosofia), Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, Belo Horizonte, 2014.

ZUNINO, Pablo Enrique A. O filósofo e o místico: da sociedade fechada à ruptura moral. Atualidade Teológica, Ano XVII, n. 43, p. 157-170, jan./abr., 2013.

Disponível em: <https://doi.org/10.17771/PUCRio.ATeo.22669>. Acesso em: 27 mar. 2022.

Downloads

Publicado

2023-09-10

Como Citar

Melo Medeiros, A. (2023). HENRI BERGSON, PIETRO UBALDI E A EXPERIÊNCIA MÍSTICA DO AMOR DE DEUS. Revista Brasileira De Filosofia Da Religião, 9(1), 118–131. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbfr/article/view/42962

Edição

Seção

Emoções e experiência religiosa