FÍSICA DE CRENTE

PIERRE DUHEM

Autores

  • Gabriel Chiarotti Sardi Universidade Estadual de Londrina - UEL

Resumo

O ensaio Física de Crente integra a obra Ensaios de Filosofia da Ciência, publicado em 2019 pela Associação Filosófica Scientiae Studia e conta com uma introdução e tradução do prof. Dr. Fábio Rodrigo Leite.

O ensaio se trata de um interessante e polêmico texto do filósofo da ciência francês Pierre Duhem que foi originalmente publicado em 1905 nos Annales de Philosophie chrétienne (77e année, 4e série, t. I, p. 44 et p. 133) como uma resposta a um texto de Abel Rey, publicado em 1904 na Revue de Métaphysique et de Morale, em este que criticava alguns pressupostos e concepções filosóficas de Duhem como influenciadas e subordinadas aos dogmas cristãos, mais precisamente, da Igreja Católica Apostólica Romana.

Duhem interpretou as críticas de Rey como se referissem ao seu sistema físico e buscou respondê-las dessa forma. Como nos atesta Leite (2019, p. 59), Rey posteriormente esclareceu que não estava a atacar o sistema físico de Duhem, mas sim suas concepções filosóficas. De qualquer modo, o conteúdo do ensaio Física de Crente é extremamente interessante ao passo que o autor, mesmo sendo um católico fervoroso e exímio filósofo e cientista, busca demonstrar que o desenvolvimento da Física independe dos dogmas cristãos, embora não seja incompatível com eles.

            Na presente resenha, cada seção corresponde a uma seção do texto original do autor.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

DUHEM, Pierre. “Física de Crente” (1905). In Ensaios de Filosofia da Ciência. Tradução e introdução de Fábio Rodrigo Leite. 406 páginas (pp. 253 – 302). São Paulo: Associação Filosófica Scientiae Studia, 2019. ISBN: 978-85-61260-09-5.

Downloads

Publicado

2022-10-10

Como Citar

Chiarotti Sardi, G. (2022). FÍSICA DE CRENTE: PIERRE DUHEM. Revista Brasileira De Filosofia Da Religião, 8(2), 177–182. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbfr/article/view/41498