A EXISTÊNCIA DE DEUS COMO BASE PARA A ANÁLISE DO FENÔMENO DA EXISTÊNCIA HUMANA: A PROPÓSITO DE UMA NOTA EM MIGALHAS FILOSÓFICAS

Autores

  • Lucas Lazzaretti Unicamp

Palavras-chave:

Kierkegaard, Existência, Deus, Prova, Kant

Resumo

O presente trabalho visa analisar de que maneira Søren Kierkegaard reconsiderou o problema filosófico da demonstração da existência de Deus como uma forma de transpor os limites epistemológicos da filosofia moderna, encontrando assim as condições de possibilidade para uma análise da existência humana. Para tanto, o trabalho parte de uma consideração sobre a apresentação desse problema no capítulo III de Migalhas Filosóficas, posteriormente destacando uma nota de rodapé em que o filósofo dinamarquês aborda tal tema a partir de um confronto com Espinosa. Como tentou-se demostrar, Kierkegaard tem em vista a tradição alemã kantiana e pós-kantiana ao desenvolver suas reflexões, de modo que seu tratamento visa superar certos impasses à análise da existência humana que se encontravam explicitados formalmente também no problema da demonstração da existência de Deus.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Referências

ESPINOSA, Baruch de. Princípios de filosofia cartesiana e Pensamentos metafísicos. Trad. SANTIAGO, Homero; OLIVA, Luís César Guimarães. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

EVANS, Stephen C. Kierkegaard and Platininga on Belief in God: Subjectivity as the Ground of Properly Basic Religious Beliefs. In.: Kierkegaard on Faith and the Self. Waco: Baylor University Press, 2006.

FICHTE, Johann Gottlieb. A doutrina-da-ciência de 1974 e outros escritos. Col. Os Pensadores. Tradução Rubens Rodrigues Torres Filho. São Paulo: Abril Cultural, 1980.

FÖRSTER, Eckart; MELAMED, Yitzhak Y. (Ed.). Spinoza and German Idealism. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

FRANK, Manfred. The Philosophical Foundations of Early German Romanticism. Albany: State University of New York Press, 2004.

HENRICH, Dieter. Between Kant and Hegel. Cambridge: Harvard University Press, 2003.

KANGAS, David. Kiekegaard’s Instant: On Begginigs. Bloomington, Indiana University Press, 2007.

KANT, Immanuel. Crítica da razão pura. Trad. Fernando Costa Mattos. Petrópolis: Vozes, 2015.

KIERKEGAARD, Søren. Søren Kierkegaards Skrifter. 28 vol. Ed. Niels-Jørgen Cappelørn et al. Copenhagen: Gad, 1997–2013.

PIETY, M. G. Ways of knowing: Kierkegaard’s pluralist epistemology. Waco: Baylor University Press, 2010.

STERN, Kenneth. Kierkegaard on Theistic Proof. In.: Religious Studies, Vol. 26. No. 2, Jun. 1990, p. 219-226.

Downloads

Publicado

2022-06-02

Como Citar

Lazzaretti, L. (2022). A EXISTÊNCIA DE DEUS COMO BASE PARA A ANÁLISE DO FENÔMENO DA EXISTÊNCIA HUMANA: A PROPÓSITO DE UMA NOTA EM MIGALHAS FILOSÓFICAS. Revista Brasileira De Filosofia Da Religião, 8(1), 244–266. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbfr/article/view/39570

Edição

Seção

Dossiê Kierkegaard e a Filosofia da Religião