KIERKEGAARD: UM PROJETO FILOSÓFICO-RELIGIOSO ENTRE A ANGÚSTIA E O PARADOXO
DOI:
https://doi.org/10.26512/2358-82842021e38690Palavras-chave:
Angústia, Liberdade, Instante, Paradoxo, Tornar-se si mesmoResumo
A hipótese inicial do presente trabalho é que O conceito de angústia (1844) e Migalhas filosóficas (1844), escritas, respectivamente, por Vigilius Haufniensis e Johannes Clímacus, ambos pseudônimos de Søren Kierkegaard, dão uma coesa expressão de seu projeto filosófico-religioso, pois nelas se encontra o eixo central daquilo que ele chama “tornar-se si mesmo”. Assim, buscaremos demonstrar porque tais obras são essa coesa expressão tanto quanto em que sentido é possível afirmar um projeto filosófico-religioso no pensamento de Kierkegaard. Para tanto, antes de tecermos quaisquer considerações a respeito do projeto filosófico-religioso, será preciso compreender quatro termos abordados pelas obras aqui consideradas – de O conceito de angústia, os de liberdade e angústia, já de Migalhas filosóficas, os de instante e paradoxo – com vistas a justificar por que a pretensão de tal projeto não é elaborar um sistema lógico-objetivo, mas constituir-se a partir de uma subjetividade, o que, por fim, nos levará à conclusão de que, para Kierkegaard, o “tornar-se si mesmo” coincide com o “tornar-se cristão”, logo, com o “tornar-se livre”.
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