A MISTICA E A FILOSOFIA DA CARNE
DOI:
https://doi.org/10.26512/2358-82842020e34938Palavras-chave:
mística, carne, feminino, cristianismo, ontologiaResumo
O presente artigo pretende contribuir, através da filosofia da carne de Maurice Merleau-Ponty, com a reflexão levantada por Jonna Bornemark sobre o papel da corporeidade na experiência mística. Em seu artigo sobre a compreensão mística da sensibilidade, frequentemente a autora utiliza a linguagem merleaupontiana, e chega a citar o autor, tanto em ressonância quanto em contraste com suas cogitações. Por esse motivo, o objetivo deste artigo é fazer uma resposta à filósofa, ao apontar para momentos da filosofia do autor francês que podem ter ficado de fora de sua análise, e que trariam, provavelmente, um ganho para as intuições levantadas por ela. Por exemplo, ao se compreender a importância da noção carne em sua filosofia madura. Ou seja, a autora parece olvidar a sutil diferença entre a fenomenologia da percepção, com sua ênfase nas questões do corpo, e a filosofia da carne, desenvolvida em sua maturidade como uma ontologia indireta, que se faz em respeito e até embebida em uma linguagem religiosa.
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Referências
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