A METAFÍSICA TOMISTA DO ESSE

Autores

  • SÉRGIO CARLOS DA SILVA MENESES Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ”“UERN
  • JOSAILTON FERNANDES DE MENDONÇA Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

DOI:

https://doi.org/10.26512/2358-82842018e22897

Palavras-chave:

Esse. Ens. Essência. Ato. Participatio

Resumo

O artigo apresenta a centralidade do conceito de ser (esse) na metafísica de S. Tomás de Aquino, com ênfase na influência da noção platônica de participatio em sua elaboração. Nesta perspectiva o texto explora as várias influências recebidas pelo Aquinate na elaboração de sua ontologia, apresentando como as noções de causalidade, ato e potência, participação, esse e ens, essência e existência, foram sintetizadas de modo orgânico e rigoroso numa perspectiva metafísica original na história da filosofia ocidental. Assim, demonstra-se que o esse, como fundamento da realidade, é anterior à essentia e, pela sua atualização, possibilita o ente (ens): ens quod habet esse, o ente é aquilo que tem ser. A “diferença ontológica” tomista é, portanto, colocada como a diferença entre aquilo que é e aquilo que tem ser.

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Biografia do Autor

SÉRGIO CARLOS DA SILVA MENESES, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ”“UERN

Mestrando em Ciências Sociais e Humanas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte ”“UERN. Graduado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2016). Interesse em filosofia, sobretudo filosofia antiga e medieval, com ênfase em Platão e Santo Tomás de Aquino.

JOSAILTON FERNANDES DE MENDONÇA, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Filosofia pela Universidade Federal do Ceará ”“ UFC. Mestrado em Filosofia pela UFPB. Professor do Departamento de Filosofia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Interesse em Metafisica, Filosofia Analítica e Lógica

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Publicado

2019-02-12

Como Citar

DA SILVA MENESES, S. C., & DE MENDONÇA, J. F. (2019). A METAFÍSICA TOMISTA DO ESSE. Revista Brasileira De Filosofia Da Religião, 5(1), 119–137. https://doi.org/10.26512/2358-82842018e22897