UMA TEODICEIA IRENEANA: AS CONTRIBUIÇÕES DE JOHN HICK ACERCA DO PROBLEMA DO MAL

Autores

  • JOSÉ ARISTIDES DA SILVA GAMITO Seminário Diocesano Nossa Senhora do Rosário

Palavras-chave:

Teodiceia, mal, liberdade, Deus.

Resumo

Em sua obra Evil and the God of Love, John Hick classifica as teodiceias em agostinianas e ireneanas. A partir dos ensinamentos de Ireneu de Lião, Hick desenvolve uma teodiceia que compreende o mal como um propósito divino para estimular o homem a evoluir moralmente e tomar a consciência de sua semelhança com Deus. Hick contrapõe a teodiceia ireneana a agostiniana por considerá-la mais plausível por admitir a relação de Deus com a origem do mal.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AGOSTINHO, Santo. A Natureza do Bem. Tradução de Carlos Ancede Nogué, apresentação Sidney Silveira. Rio de Janeiro: Sétimo Selo, 2005. (De Nat. Boni).

COUTINHO, Gracielle Nascimento. O Livre-arbítrio e o Problema do Mal em Santo Agostinho. In: Argumentos, ano 2, n. 3, 2010.

ERICKSON, Millard. Teologia Sistemática. Colección Teológica Contemporánea. Barcelona: Editorial Clie, 2008.

HESÃODO. Os Trabalhos e os Dias. Introdução, tradução e comentários de Mary de Camargo Neves Lafer. São Paulo: Iluminuras, 1996. (Erga).

HICK, John. Evil and the God of Love. New York: Harper & Row, 1966.

__________. Philosophy of Religion. New Jersey: Printence Hall, 1990.

JERUSALÉM, Bíblia de. 3ª impressão. São Paulo: Paulus, 2004.

LIÃO, Ireneu de. Contra as Heresias: Denúncia e Refutação da Falsa Gnose. Tradução de Lourenço Costa. São Paulo: Paulus, 2014. (Ad. Haereses).

MARTIN, Michel (Ed.). Introducción al Ateismo. Madri: Ediciones Akal, 2010.

QUEIRUGA, Andrés Torres. Repensar o Mal na Nova Situação Secular. Perspectiva Teológica, n. 33, 2001.

SCOTT, Mark S. M. C. S. Lewis and John Hick: An Interface on Theodicy. Journal of Inklings Studies, vol. 4, n. 1, abril 2014.

Downloads

Publicado

2018-10-19

Como Citar

GAMITO, J. A. D. S. (2018). UMA TEODICEIA IRENEANA: AS CONTRIBUIÇÕES DE JOHN HICK ACERCA DO PROBLEMA DO MAL. Revista Brasileira De Filosofia Da Religião, 4(1), 51–59. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbfr/article/view/17691

Edição

Seção

Artigos (temática geral)