BUDISMO NO OCIDENTE: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DAS CRÍTICAS DE SLAVOJ ZIZEK OU COMO PENSAR ALGUNS ASPECTOS DA ESPIRITUALIDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO

Autores

  • ANTÔNIO C. MADALENA GENZ Instituto Federal Sul Riograndense

Palavras-chave:

Budismo. Zizek. Subjetivação. Modernidade. Capitalismo pós-industrial.

Resumo

Há 2.600 anos, Sidarta Gautama abria um novo caminho de realização espiritual. Porém, foi apenas no último século que ela atingiu plenamente o Ocidente, espalhando raízes em diversas comunidades de práticas e outras formas de aderência no mundo ocidental. O teor da doutrina segue o mesmo no que diz respeito aos objetivos preconizados por Buda: um caminho gradual de libertação, visando à realização espiritual. Sob essa condição é que falamos aqui de budismo de Zizek. Para este, o budismo se apresentaria como portador de uma atitude conservadora e reacionária. Segundo Zizek, o budismo no capitalismo pós-industrial é algo palatável, um instrumento de adaptação a esse espírito do tempo. O que liga o budismo de Buda ao budismo de Zizek? Em outras palavras, o que liga aquilo que, a partir de Buda, tem um potencial revolucionário e o que, na crítica de Zizek, é assimilado pelo status quo, de forma a se transformar em conservador? A resposta a isso não pode ser senão a meditação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

GOVINDA, Lama Anagarika. Reflexões budistas. São Paulo: Editora Siciliano, 1993.

HANH, Thich Nhat. A essência dos ensinamentos de Buda. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 2001.

HENRY, Michel. Encarnação ”“ uma filosofia da carne.São Paulo: É Realizações, 2014.

LE BRETON, David. Adeus ao Corpo. Campinas, SP: Editora Papirus, 2003.

MADALENA GENZ, Antônio Carlos de. A música silenciosa do Darma: um estudo antropológico das práticas e representações de uma comunidade zen budista em Porto Alegre. Dissertação (Mestrado em Antropologia Social) ”“ PPGAS/UFRGS, Porto Alegre, 2005.

SIVARAKSA, Sulak. Entrevista para Ecobuddhism em: http://www.ecobuddhism.org/wisdom/interviews/ajss/ (Acessado em 25 de outubro de 2015)

ZIZEK, Slavoj. On belief. Inglaterra: Routledge, 2001.

Downloads

Publicado

2018-10-19

Como Citar

GENZ, A. C. M. (2018). BUDISMO NO OCIDENTE: ALGUMAS REFLEXÕES A PARTIR DAS CRÍTICAS DE SLAVOJ ZIZEK OU COMO PENSAR ALGUNS ASPECTOS DA ESPIRITUALIDADE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. Revista Brasileira De Filosofia Da Religião, 3(1), 134–150. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbfr/article/view/17358

Edição

Seção

Artigos (temática geral)