O CONCEITO DE ESPIRITUALIDADE A PARTIR DE UMA ABORDAGEM FILOSÓFICA DA SUBJETIVIDADE
DOI:
https://doi.org/10.26512/2358-82842016e14252Palavras-chave:
Religião. Espírito. Autoconsciência.Resumo
Considerando especialmente os estudos acadêmicos da religião no Brasil, o presente artigo visa expor uma breve discussão filosófica do conceito de espiritualidade ”“ categoria a que se tem atribuído função heurística privilegiada nas teorias contemporâneas da religião. Primeiramente, investigamos determinados pressupostos que envolvem geralmente o uso da categoria espiritualidade e sua plausibilidade como conceito capaz de extrapolar e subsumir categorias tradicionais como as de religião e religiosidade. Em seguida, propomos uma delimitação do conceito de espiritualidade para a filosofia da religião com base numa reformulação filosófica moderna da subjetividade. Por fim, como suporte teórico para nossas análises, exporemos a reflexão seminal de Friedrich Schleiermacher (1768-1834) a respeito da religião, na medida em que sua teoria expõe os contornos básicos de uma abordagem filosófica sem retrair-se à s dimensões dogmáticas e eclesiásticas.
Downloads
Referências
ARNDT, Andreas. Gefühl und Reflexion: Schleiermachers Stellung zur Transzendentalphilosophie im Kontext der Zeitgenössischen Kritik an Kant und Fichte. In: JAESCHKE, W. (Hg.). Transzendentalphilosophie und Spekulation (2º volume). Hamburg: Meiner,1993, p. 105-126.
BARTH, Ulrich. Kritischer Religionsdiskurs. Tübingen: Mohr Siebeck, 2014.
BINGEMER, Maria Clara Lucchetti. Mística e secularidade: impossível afinidade? Horizonte, Belo Horizonte, número 35, 2º semestre de 2014, p 851-885.
BRANDT, Hermann. Espiritualidade: vivência da graça. São Leopoldo: Editora Sinodal, 2005.
______. O Risco do Espírito: um estudo pneumatológico. São Leopoldo: Editora Sinodal, 1977.
CALVANI, Carlos Eduardo Brandão. Espiritualidades não-religiosas: desafios conceituais, Horizonte, Belo Horizonte, número 35, 2º semestre de 2014, p. 658-687.
FICHTE. Grundlage der gesammten Wissenschaftslehre. Berlin: Veit und Com., 1845, 85-328.
FLECK, Marcelo Pio da Almeida; BORGES, Zulmira Newlands; BOLOGNESI, Gustavo; ROCHA, Neusa Sica da. Desenvolvimento do WHOQOL, módulo espiritualidade, religiosidade e crenças pessoais, Revista de Saúde Pública, São Paulo, 2003, p. 446-455.
FREIXES, Francesc Torradeflot. Espiritualidad laica y espiritualidad atea, Horizonte, Belo Horizonte, número 35, 2º semestre de 2014, p. 716-745.
GRESCHAT, Hans-Jürgen. O que é Ciência da Religião. Tradução de Frank Usarski. São Paulo: Paulinas, 2005.
HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. Tradução de Monika Ottermann. São Paulo: Edições Loyola, 2010.
KANT, Immanuel.Die Religion innerhalb der Grenzen der bloßen Vernunft. In: ______. Sämmtliche Werke (Bd. 6). Leipzig: Leopold Voss, 1868, p. 95-302.
______. Kritik der praktischen Vernunft. Frankfurt: Suhrkamp, 1974b.
______. Kritik der reinen Vernunft. Frankfurt: Suhrkamp, 1974a.
KIPPENBERG, Hans G. Die Entdeckung der Religionsgeschichte: Religionswissenschaft und der Moderne. München: Beck, 1997.
______. von STUCKRAD, Kocku. Einführung in die Religionswissenschaft: Gegenstände und Begriffe. München: Beck, 2003.
KLOTZ, Christian; NOUR, Soraya. Dieter Henrich, leitor de Kant: sobre o fato legitimador na dedução transcendental das categorias, Kriterion, Belo Horizonte, número 115, 1º semestre 2007, p. 145-165.
LOUNDO, Dilip; SILVA. Teresinha Vânia Zimbrão da. A espiritualidade cética ou o budismo acidental de “O segredo do Bonzo” de Machado de Assis, Horizonte, Belo Horizonte, número 35, 2º semestre de 2014, p. 833-850.
LOZANO, Enrique Martínez. Teísmo, espiritualidad, no-dualidad, Horizonte, Belo Horizonte, número 35, 2º semestre de 2014, p. 746-776.
MAHLMANN, Th, Pneumatologie, Pneumatik. In: Historisches Wörterbuch der Philosophie. Band 7, 1992, p. 996-999.
PYE, Michael. Refletindo sobre a Pluralidade de Religiões. Numen, Juiz de Fora, número 2, 2º semestre 2001, p. 11-31.
RIBEIRO, Flávio Augusto Senra. Crise e emancipação no horizonte das espiritualidades não religiosas, Horizonte, Belo Horizonte, número 35, 2º semestre de 2014, p. 654-657.
SCHLEIERMACHER, Friedrich D. E.Der christliche Glaube nach den Grundsätzen der Evangelischen Kirche im Zusammenhange dargestellt(1830/31). In: ______. Kritische Gesamtausgabe. Berlin; New York: de Gruyter, 2003.
______. Vermischte Gedanken und Einfälle (1798). In: ______. Kritische Gesamtausgabe. Berlin; New York: de Gruyter, 1984, p. 1-49.
______. Vorlesungen über die Dialektik: In: ______. Kritische Gesamtausgabe. Berlin; New York: de Gruyter, 2002.
SCHNELL Tatjana. Spirituality with and without Religion ”“ Differential Relationships with Personality. Archive for the Psychology of Religion, volume 34, 1º semester 2012, p. 33-61.
SOLIGNAC, A. Spiritualität. In: Historisches Wörterbuch der Philosophie. Band. 9, 1995, p. 1415-1422.
WAGNER, Falk. Die Dialektik Schleiermachers: eine kritische Interpretation. Gütersloh: Gerd Mohn, 1974.
______. Religionsphilosophie und Theorie des Absoluten. Neue Zeitschrift für Systematische Theologie und Religionsphilosophie, Tübingen, volume 31, 1º semestre 1989, p. 41-61.