A produção da informação e o MEC

Autores

  • Luiz Mario Marques Couto

Palavras-chave:

Sistemas de informação. Organização do conhecimento. Recuperação da informação. Ministério da Educação e Cultura (MEC). Brasil.

Resumo

Pesquisas sobre formas de comunicação concluíram que a informação pode acontecer ou existir de inúmeras maneiras. No âmbito das organizações, esses estudos identificaram um "ciclo característico da produção da informação". Tem se constatado ainda que sistemas de informação produzidos com competência têm falhado porque o ciclo acima referido não está claro, principalmente na mente dos utilizadores. A coleta dos dados básicos e a análise dos resultados do processamento, duas etapas do ciclo de produção da informação, são os principais responsáveis pelas dificuldades atuais de informação. Conclui-se que o assunto apresenta inúmeras facetas e dificilmente poderá ser conduzido com propriedade por técnicos de uma única área. Em decorrência, as empresas são impelidas a adotar novas posturas, tanto em relação à tecnologia de produção da Informação como em relação à política de desenvolvimento e de organização de seus recursos humanos. Na parte final do trabalho são apresentadas sugestões que, espera-se, possam alterar positivamente o nível de informação existente no Ministério, com conseqüências quase imediatas no seu desempenho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

1988-01-01

Como Citar

Couto, L. M. M. (1988). A produção da informação e o MEC. Revista De Biblioteconomia De Brasília, 16(1), 65–74. Obtido de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/44437

Edição

Secção

Artigos