Uma experiência de aplicação do computador no ensino da Biblioteconomia e Ciência da Informação

Autores

  • Jaime Robredo

Palavras-chave:

Computadores. Ensino de Biblioteconomia. Ensino de Ciência da Informação. Programas de computador.

Resumo

O uso de pacotes de programas de computador no ensino da Biblioteconomia e da Ciência da informação vem conhecendo um desenvolvimento crescente em diversas universidades, no exterior, durante os últimos anos. Apresenta-se uma experiência de aplicação do computador no ensino, no Departamento de Biblioteconomia da Universidade de Brasília. Um conjunto de mais de quarenta programas constitui o sistema BIB/DIALOGO, especialmente delineado e desenvolvido para dar ao ensino de Biblioteconomia e da Ciência da Informação um enfoque mais de acordo com as tendências modernas, que incluem o uso dos computadores e a utilização dos produtos gerados em processos automatizados em quase todas as fases do ciclo documentário ou ínformacional. O sistema inclui programas formatadores/atualizadores (captação de dados em modo interativo, geração de arquivos e de bases de dados), programas editores/impressores (fichas catalográficas, cadastros) programas processadores (índices de autores pessoais, assuntos e entidades, índices KWIC e KWAC ), programas de controle estatístico (contagem das freqüências de ocorrência dos descritores), programas de recuperação da informação (interrogação, busca e recuperação em modo interativo). Os exemplos apresentados ilustram a potencialidade e flexibilidade do sistema, que já encontra, na Universidade de Brasília, diversas aplicações no ensino de algumas disciplinas, tanto em nível de graduação como de pós-graduação, assim como em atividades de pesquisa, aplicações administrativas e de desenvolvimento e apoio a atividades diversas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Publicado

1984-06-01

Como Citar

Robredo, J. . (1984). Uma experiência de aplicação do computador no ensino da Biblioteconomia e Ciência da Informação. Revista De Biblioteconomia De Brasília, 12(1), 11–24. Obtido de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/30174

Edição

Secção

Artigos