Levantamento dos fatores que condicionam o uso da biblioteca da Faculdade de Educação, Filosofia, Ciências Sociais e da Documentação da UNESP, Campus de Marília (SP)
Mots-clés :
Estudos de usuários. Usuários. Comportamento do usuário. Bibliotecas universitárias. Usos da informação. Produtos de informação. Serviços de biblioteca. Planejamento.Résumé
Detecta fatores condicionantes do uso da biblioteca em questão, caracterizados em: aspectos físicos, comunicação entre funcionários e usuários, profissionalismo, opções de lazer por parte dos usuários e suas preferências em relação a jogos e esportes. Optou-se pela literatura da área de Psicologia, para maior compreensão do comportamento dos indivíduos, já que as experiências oferecem dados - estímulos - dos quais apreendem-se suas sensações. Quando agradáveis, deseja-se repetí-las, e ocorre afastamento das pessoas quando estas percebem situações desagradáveis. Aplicou-se um questionário na população da B/FEFCSD, composta por 682 elementos, obtendo-se um retorno de 76,09% do instrumento de coleta de dados. Verificou-se a existência de algumas barreiras inexpressivas nas variáveis testadas, embora aquelas importem para a Biblioteca, que se vale de modelo promotivo, isto é, máxima exploração dos serviços em benefício da comunidade a que serve. Mediante os resultados e conclusões, sugere-se: um estudo de adequação da coleção; intensificação dos cursos de capacitação dos usuários reais e potenciais para melhor aproveitamento dos recursos da biblioteca; maior embasamento nas diretrizes oriundas da área da Relações Humanas; análise, projeção e implementação de uma sala de jogos, incitada pela biblioteca, bem como incentivo às práticas desportivas.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista de Biblioteconomia de Brasília 1987
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.