Planejamento estratégico de bibliotecas públicas no Brasil

histórico, crise e perspectivas

Autores/as

  • Kira Tarapanoff
  • Emir Suaiden

Palabras clave:

Bibliotecas públicas. Planejamento estratégico. História. Brasil. Instituto Nacional do Livro (INL). Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

Resumen

Traça a história do planejamento de bibliotecas públicas no Brasil. Adota a abordagem sócio-técnica para analisar o planejamento de bibliotecas públicas em nível macro, o planejamento para o desenvolvimento de bibliotecas públicas para o País como um todo, e por longo período de tempo. Relata a experiência de planejamento de bibliotecas públicas no Brasil e conclui que o seu planejamento esteve sempre a cargo do Instituto Nacional do Livro, que a sua principal função social foi educativa, e que o momento presente, de transição, exige algumas definições fundamentais quanto às funções (sociais) que a biblioteca pública deve assumir. Sugere quais devem ser estas funções, bem como quais devem ser os seus objetivos administrativos. Sugere também quais as estratégias que podem ser adotadas pela biblioteca pública para tornar viáveis as ações na comunidade em que atua.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

1995-07-01

Cómo citar

Tarapanoff, K., & Suaiden, E. (1995). Planejamento estratégico de bibliotecas públicas no Brasil: histórico, crise e perspectivas. Revista De Biblioteconomia De Brasília, 19(2), 137–165. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/46625

Artículos más leídos del mismo autor/a

1 2 > >>