Normalização

uma postura a ser adquirida gradativamente

Autores/as

  • Neusa Dias de Macedo

Palabras clave:

Normalização. Documentos por conteúdo, disponibilidade e acesso. Levantamentos. Treinamento de usuários. Bibliotecários. Treinamento. Usos da informação.

Resumen

Um posicionamento sério deve ser tomado no tocante à passagem de postura científica e consciência bibliográfica a estudantes, de forma gradativa e sistemática, por meio de treinamento direto e indireto. A normalização bibliográfica não pode ser vista e debatida simplesmente como tema técnico, mas encarada também como questão pedagógica e aliada a questões de metodologia do trabalho de pesquisa. Por isso, visando debater esse aspecto da Normalização, esta exposição levanta problemas e situações concretas focalizando estudantes de 1º a 3º grau, professores e estudiosos em geral, em despreparo para lides de pesquisa, por desconhecimento de metodologia do trabalho de pesquisa, de normalização e uso de recursos da biblioteca. Conseqüência desse despreparo reflete-se na produção caótica e desordenada da literatura científica, vindo a dificultar as tarefas documentárias subseqüentes. Sugerem-se, então, algumas alternativas de treinamento.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

1989-07-01

Cómo citar

Macedo, N. D. de . (1989). Normalização: uma postura a ser adquirida gradativamente. Revista De Biblioteconomia De Brasília, 17(2), 357–373. Recuperado a partir de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/45161

Número

Sección

Quinta Sessão