Considerações (preguiçosas) sobre a prática da catalogação

Autores

  • Eliane Serrão Alves Mey

Palavras-chave:

Catalogação. Representação da informação. Sistemas de informação. Normas e protocolos. Automação de bibliotecas. Processamento técnico. Regras de catalogação. Padrões de metadados.

Resumo

Com o desenvolvimento atual da tecnologia, a catalogação se coloca como atividade fundamental para os sistemas de informação bibliográfica e seu intercâmbio, sobretudo tendo em vista o compartilhamento de recursos. O registro bibliográfico e suas partes podem apresentar diferentes abordagens na representação dos itens, dificultando a necessária compatibilidade entre os sistemas. Questiona-se a prática da catalogação quanto a: ponto de acesso principal, margens, cabeçalhos autorizados para entidades coletivas, cabeçalhos para gêneros literários, níveis de descrição e seus elementos. As mudanças propostas poderiam trazer registros mais atualizados, fortalecimento de redes e sistemas e, especialmente, economia de tempo e recursos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1995-07-01

Como Citar

Mey, E. S. A. (1995). Considerações (preguiçosas) sobre a prática da catalogação. Revista De Biblioteconomia De Brasília, 19(2), 127–136. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/46624

Edição

Seção

Artigos