Rede de bibliotecas gerenciada pelo Senado Federal

Autores

  • Edilenice Passos
  • Marilúcia Chamarelli

Palavras-chave:

Redes de bibliotecas. Sistemas de informação. Serviços de biblioteca. Cooperação entre bibliotecas. Bibliotecas especializadas.

Resumo

A Rede SABI de Bibliotecas gerenciada pelo Senado Federal iniciou-se em 1972, quando foi desenvolvida a primeira base de dados do Senado. Reestruturada em 1975, visando a possibilidade da participação de outras bibliotecas, conta, atualmente, com 17 instituições realizando um trabalho cooperativo. Seu objetivo principal é atender ao Congresso Nacional incorporando informações existentes em diferentes bibliotecas e que sejam relevantes para o Poder Legislativo. As bibliotecas interessadas em participar da Rede são selecionadas considerando-se acervo, quadro de pessoal e equipamento. As competências de cada uma das partes envolvidas são estabelecidas em normas e convênio. Os maiores benefícios em participar da Rede são a catalogação e a indexação cooperativas, e a produção, entre outros itens, de bibliografias e catálogos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

1995-01-01

Como Citar

Passos, E., & Chamarelli, M. (1995). Rede de bibliotecas gerenciada pelo Senado Federal. Revista De Biblioteconomia De Brasília, 19(1), 71–83. Recuperado de https://periodicos.unb.br/index.php/rbbsb/article/view/46361

Edição

Seção

Comunicações

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)